
Relato de Tiffani Gyatso.
"Cheguei aqui bem no fim de 2007 depois do convite de Lama Samten de pintar o templo do CEBB aqui em Viamao, RS. Eu tinha voltado da Índia em 2006 depois de 3 anos vivendo lá, e meu filho tinha acabado de nascer. Nos mudamos e tudo começou. A melhor escola de se aprender qualquer coisa é pondo a mão na massa sem dúvida! E o Lama Samten? Não sei como e porque, mas acho que somente algo sublime para explicar, botou fé em mim. E foi a fé que ele teve em mim, que eu tive também. O trabalho iria ser feito e iria dar certo. Veja as fotos da primeira e principal fase da pintura do templo.
Depois de 2 anos terminei os painéis principais. Aí, senti que precisava 'recarregar', buscar inspiração e energia e nada mais lógico do que ir de volta à fonte. Como o pai do meu filho é de lá e não conheciam nosso filho… mais uma razão. No inicio de 2010 voltamos para Dharamsala e passamos 3 meses lá. Me aproximei muito da minha família tibetana e o tibetano do Arion ficou fluente, ele traduzia para mim e sentei ao lado do meu novo professor, pois o anterior que foi meu professor pelos 3 anos, faleceu um ano depois que saí da escola. E ele me passou muita coisa, especialmente o trabalho da motivação e o respeito à tradição. O inglês do novo professor era fluente, ao contrário do primeiro, pude aprender mais dessa maneira também, perguntando, tendo respostas e filosofando, pois Karma tem uma mente política, artística e espiritual bem definida.
Depois desses 3 meses, passamos também 3 semanas nos Estados Unidos em NY. Como aquela cidade pulsa cultura e arte, adorei. Passei uns dias no templo no Colorado, onde me chamaram há um ano atrás para trabalhar lá, mas como ainda tenho trabalho no Brasil… adiei. Mas a conexão com Lama Tsultrim do centro de retiros Tara Mandala, foi forte, ela é uma mulher especial e uma praticante poderosa.
De volta ao Brasil, fiquei quase 2 meses no retiro dos meus pais no sul de Minas e foi um tempo bom de compilar toda a essência da Índia e toda viagem. Aproveitei para fazer umas pinturas no atelier de Sergio Prata que me disponibilizou o espaço e material. Os quadros serão expostos no PIXEL SHOW que será em São Paulo, dia 16 e 17 de outubro. E fazem parte de uma série que ainda continuo a pintar chamada "Romantic Tibet".

De volta ao CEBB em agosto 2010 depois desses 6 meses fora, retomo às pinturas. Perdi minha equipe, o querido Elemar, minha mão direita! Lu e Cinthia. Porém essa fase não necessita de tantas mãos. Estou iniciando "A vida do Buda em 12 cenas". Serão pintadas em 12 telas redondas e depois coladas no teto (o de 45 graus em cima as pinturas já feitas). Isso levará em torno de 1 ano e meio." Veja as fotos!
Tiffani Gyatso





Receba as atualizações da agenda do lama