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Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

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Tibet: cenário da história do Budismo

Tibet: cenário da história do Budismo

Vamos receber com alegria Fernando Leão, professor, historiador e aluno do Lama Padma Samten, para uma conversa sobre a história do budismo e da cultura tibetana.

Após o paranirvana do Buda Shakyamuni, seus discípulos e os alunos de seus discípulos começaram a difundir o Dharma pelo oriente. Enquanto isso, concílios foram convocados para sistematizar os ensinamentos.
1.300 anos depois, o budismo chega ao Tibete através de Guru Rinpoche, do Abade Shantirakshita e do rei Trisong Detsen.
As condições sócio-políticas do Tibete tiveram impacto importante em toda a história do budismo no Tibet, desde a sua implantação ao quase desaparecimento com o rei Langdarma, passando pela relação com o império mongol, o surgimento do Dalai Lama e as implicações na relação com a China.

“Como praticante e historiador acredito que estes conhecimentos podem ajudar a compreendermos melhor as peculiaridades do budismo tibetano frente às demais expressões étnicas do budismo e dão sentido ao que faço e sinto durante a minha prática.”
(Fernando Leão)

Informações

Quando: Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
Horário: 19h30 às 21:30
Contribuição sugerida: R$ 30,00
Inscrição no local (Vagas limitadas)
Local: CEBB São Paulo | Rua Maestro Cardim, 1024 — atrás do Shopping Paulista, bem próximo ao metrô Vergueiro (linha azul) ou Brigadeiro (linha verde).

Sobre o palestrante:

Fernando Leão é historiador e vem atuando na educação nos últimos 30 anos. Atualmente é vice presidente do Instituto Caminho do Meio, entidade social que é gestora das escolas Caminho do Meio em Viamão/RS e Vila Verde em Alto Paraíso de Goiás, tendo sido diretor pedagógico desta última até o ano de 2018.

Também faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras desde 2015 e é coautor de dois livros: O ser e o agir transformador – Para mudar a conversa sobre educação. E Criatividade: Mudar a educação é transformar o mundo.