Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Retiro Transformando a Mente

Retiro Transformando a Mente

De 26 a 28 de abril de 2019 retiro sobre o Lojong (treinamento da mente) – “Os Oito Versos que Transformam a Mente” com Jeanne Pilli no CEBB Darmata.

Sobre

Uma das instruções que mais comumente recebemos do Lama Alan Wallace, em geral quando nos desesperamos por não encontrarmos tempo para retiros longos, foi dada por Dontrönpa, principal discípulo de Atisha, a seus próprios alunos: “Abandone todo a apego aos assuntos desta vida e deixe que sua mente se transforme no Darma”. Junto com essa instrução, vem sempre a indicação de estudarmos os ensinamentos de Lojong – treinamento da mente.

Os Oito Versos que Transformam a Mente é uma das principais práticas de Lojong. Esse ensinamento foi dado por Sua Santidade o Dalai Lama no Brasil em 2006, como parte de um seminário chamado “Natureza e Treinamento da Mente no Budismo Tibetano” (link).

Contemplaremos esse texto, verso a verso, usando por base os fundamentos ensinados por Sua Santidade o Dalai Lama e também comentários de professores como Alan Wallace, Jetsunma Tenzin Palmo e Pema Chödron.

“Esses ensinamentos (os oito versos que transformam a mente) oferecem alguma coisa inalcançável em termos comuns, mas se abdicar a identidade comum, que buscaria alcançar aquilo, você compreendeu o que é transição para fora da roda da vida, aí você ultrapassa! E esse é o ensinamento secreto que está por dentro dos oito versos que transformam a mente. Ele é excelente para nos ajudar a ultrapassar as fixações de identidade que vão brotando por dentro da própria prática.”
Lama Padma Samten

Não há pré-requisitos para participar. O retiro é recomendado tanto para iniciantes quanto para os que já têm experiência de estudo e prática.

Facilitadora

Jeanne Pilli

É aluna do Professor Alan Wallace e do Lama Padma Samten. É tradutora e intérprete de diversos professores, em especial de Alan Wallace, Jetsunma Tenzin Palmo, Tenzin Wangyal Rinpoche e de convidados da Tibet House Brasil.
Em agosto de 2013, recebeu a certificação no Programa Cultivating Emotional Balance, com Eve Ekman e Alan Wallace e desde então vem se dedicando a ensinar o programa para diversos públicos e em diferentes contextos.

Período

Início: dia 26 de abril, às 17h.
Término: dia 28 de abril, às 12h.

Valores*

- 280 reais, valor com hospedagem (dormitório masculino, dormitório feminino ou templo)
- 250 reais, valor para quem for ficar no camping (é necessário trazer a própria barraca)
- 220 reais, valor para quem for se hospedar fora do Darmata.

Para garantir a vaga é necessário o depósito de 30% do valor do evento. O restante da contribuição poderá ser oferecida no dia do evento.


Faça sua inscrição clicando aqui!

* A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores. Ao mesmo tempo, praticamos o princípio de que ninguém deve deixar de ter acesso ao Darma por limitações financeiras. Se você quer participar da imersão mas não tem condições de cobrir suas despesas, entre em contato conosco (eventosdarmata@gmail.com).

Programação do retiro

Início: sexta, 26/04 às 17h.
Término: terça, dia 28/04, às 12h.

Sexta | 26 de Abril

16h – 18h: Acolhimento
18h – 18h45: Jantar
19h – 20h: Puja Prajnaparamita
20h – 21h30: Instruções/Prática no Templo

Sábado | 27 de Abril

5h30 – 6h: Meditação Silenciosa
6h – 7h: Puja Chuva de Bençãos
7h – 7h45: Café da Manhã
9h – 12h: Instruções/Prática no Templo
12h – 12h45: Almoço
14h – 17h: Instruções/Prática no Templo
17h – 18h: Atividade Física
18h – 18h45: Jantar
19h – 20h: Puja Prajnaparamita
20h – 21h30: Instruções/Prática no Templo

Domingo | 28 de Abril

5h30 – 6h: Meditação Silenciosa
6h – 7h: Puja Chuva de Bençãos
7h – 7h45: Café da Manhã
9h – 12h: Instruções/Prática no Templo
12h – 13h: Almoço

Local

CEBB Darmata

Mais informações de como chegar na página http://www.cebb.org.br/como-chegar-ao-darmata/

Mais informações

Refeições: A alimentação na cozinha do CEBB segue a linha vegetariana. O cardápio é especialmente planejado para promover uma saúde equilibrada e apoiar as práticas de estudo e meditação.

Hospedagem: possuímos um DORMITÓRIO FEMININO (65 lugares), um DORMITÓRIO MASCULINO (20 lugares), e o TEMPLO a noite é utilizado como dormitório misto (45 lugares). A divisão dos lugares é feita por ordem de prioridades (pessoas idosas e com dificuldade de locomoção), caso tenha alguma restrição por favor informe no formulário de inscrição.

O que você deve trazer: travesseiro, roupa de cama e banho, guarda-chuva, lanterna.

Atividades voluntárias: Os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticarem desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.

Transporte: Cada participante é responsável por seu deslocamento ao CEBB Darmata. No entanto, com o intuito de ajudar os participantes, organizamos a lista de caronas solidárias. Na semana do retiro enviamos aos inscritos a lista de pessoas que oferecem carona e as que precisam de carona para que estas possam entrar em contato entre si.

Em caso de algum transtorno psicológico, é imprescindível o acompanhamento de um familiar no decorrer do retiro.


Faça sua inscrição clicando aqui!

Contato

Institucional | (81) 99229.2904 | eventosdarmata@gmail.com