Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

estudo: O Universo em um Átomo | PoA

estudo: O Universo em um Átomo | PoA

Terças | 16h30

A Ciência é muito importante porque ela é mais do que a configuração do conhecimento, ela é um método de olhar para as coisas com lucidez, além das configurações.
S.S. o Dalai Lama

Waldemar Falcão faz um belo comentário sobre o livro que vamos estudar:

“Os primeiros embates entre a ciência e a religião se deram nos tempos de Galileu, quando suas descobertas e suas ideias provocaram o primeiro confronto com os dogmas católicos e instalaram o impasse entre ambas. Desde então, e durante muito tempo, as concepções científicas da realidade passaram a se afastar cada vez mais das afirmações contidas nas religiões e em seus livros sagrados.
A partir do início do século XX, com as novas descobertas teóricas e empíricas da ciência moderna, principalmente as formulações que resultaram no Princípio da Incerteza de Werner Heisenberg e nos fundamentos da física e da mecânica quântica, houve uma reaproximação entre estes dois campos fundamentais do conhecimento humano. Os postulados da nova ciência que surgia impulsionados por cabeças como Albert Einstein, Niels Bohr, Max Planck e o próprio Heisenberg, entre outros, afirmavam que a distância que havia se estabalecido entre a fé e a razão não condizia com as últimas descobertas da comunidade científica.
O passo seguinte desta reaproximação foi a descoberta das escrituras sagradas das religiões orientais, num momento em que os cientistas do Ocidente se encontravam em plena reformulação de seus postulados. Como um dos focos principais dessas escrituras é a busca da compreensão da realidade e o budismo é uma das religiões que mais se aproxima nesta busca, começou a haver uma troca de informações e ideias entre os cientistas e os monges tibetanos (encontros chamados Mind and Life), a esta altura já expulsos de sua terra natal pelo governos chinês e instalados no exílio no norte da Índia. O Dalai Lama passou a ser o principal interlocutor deste grupo de pensadores e cientistas ocidentais, e as reuniões periódicas que se seguiram só serviram para promover uma aproximação extremamente rica entre a ciência ocidental e a espiritualidade oriental. O UNIVERSO EM UM ÁTOMO é a mais completa síntese desta parceria, que continua a ser uma das colaborações mais fecundas entre áreas tão diferentes do conhecimento humano.”

estudo: O Universo em um Átomo
terças | 16h30 às 18h
facilitadores: Flávio Depaoli e Laura Neis, sob orientação de Lama Padma Samten
no CEBB Porto Alegre (Rua Garibaldi, 1368)
contribuição livre