Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Visita do Reverendo Kuroda Junnyu Roshi ao CEBB Caminho do Meio

Visita do Reverendo Kuroda Junnyu Roshi ao CEBB Caminho do Meio

No dia 22/12/2014, o CEBB Caminho do Meio teve a grande alegria de receber a visita do mestre Kuroda Roshi, que veio do Japão especialmente para presidir a cerimônia de Kaigen Shiki (abertura dos olhos da escultura do Grande Buda) que ocorreu no dia 20/12, na Vila Zen, em Viamão.

O Reverendo Junnyu Kuroda Roshi, abade do Templo Kirigayaji, em Tóquio (Japão), tem sido mentor espiritual de muitos monges e monjas tanto no Japão quanto na Europa, Estados Unidos e Brasil. Teve sua formação monástica no Mosteiro Sede de Sojiji, em Yokohama (Japão). Atualmente, é reconhecido como um Mestre de uma das mais altas graduações da Ordem Soto Shu do Japão. Tem participado de encontros interreligiosos e interbudistas, tanto no Japão como na Europa e Estados Unidos e tem trabalhado incessantemente para a construção de uma Cultura de Paz. Kuroda Roshi tem mais de 70 anos de idade e tem sido benfeitor de grupos budistas e praticantes de vários países além do Brasil e Japão, como Holanda, Polônia, Estados Unidos, Butão, Sri Lanka e China.

No CEBB Caminho do Meio, Kuroda Roshi foi recebido pela sanga e por Lama Samten no templo, onde ofereceu ensinamentos à sanga. Logo após, os amigos do Via Zen presentes – Monja Cohen, Monge Dengaku, Monge Koho, Monge Enjo e Monja Choden – também dirigiram algumas palavras à sanga.

O Reverendo Kuroda Roshi visitou também a comunidade do CEBB e conheceu as instalações da Escola Caminho do Meio, que está em obras para ampliação do espaço para as novas turmas de 2015.

Sempre muito bem humorado, o mestre ficou muito feliz por ver tantas crianças crescendo na comunidade, cuidadas pela sanga de praticantes e pelo Darma.

Ao final de sua visita, ocorreu uma roda de conversa e chimarrão com a sanga e Lama Samten. Logo após, um almoço de confraternização e despedida.

Foi um momento muito auspicioso e feliz para a sanga do CEBB Caminho do Meio receber um mestre de notável realização como Kuroda Roshi acompanhado dos queridos amigos do Via Zen!

Que os méritos se expandam e toquem a todos!

Veja abaixo fotos da visita: