Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Exposição das obras de Kazuaki Tanahashi em Porto Alegre

Abertura e visita guiada no dia 4 de junho, segunda-feira, às 19h30, no saguão da reitoria da UFRGS
Veja aqui a Programação completa no RS.

Kazuaki Tanahashi Sensei, erudito Zen Budista, ativista da Paz e mestre caligrafista e artista renomado, tem feito exposições ao redor do mundo há 50 anos. Círculos Zen multicoloridos, pinturas de um único traço e amplas pinturas caligráficas — esta mostra exibirá uma vasta gama da produção criativa e artística do artista. Na abertura da exposição teremos a presença de Kaz Sensei, que fará demosntração de pinturas ao vivo e uma visita guiada.

Exposicão “Um Pincel”

A exposição “Um Pincel” apresenta obras mais recentes de Kazuaki Tanahashi. Nascido no Japão em 1933, Tanahashi é artista, tradutor, ativista e erudito Zen Budista. Mudou-se para os Estados Unidos em 1977 para atuar como erudito residente no San Francisco Zen Center (fundado por Shunryu Suzuki Roshi). Mestre caligrafista e artista treinado por Kodo Fukada no Japão, tem ensinado e feito exposições ao redor do mundo há 50 anos, além de ter criado o gênero da pintura em um único traço e os Círculos Zen multicoloridos. Escritor, editor e tradutor prolífico, produziu mais de quarenta livros em inglês e japonês, incluindo o conjunto amplo dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen. Como ativista ambiental, foi o secretário fundador do Plutonium Free Future. Ativista da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e nas duas Guerras do Golfo, é diretor fundador do Ten Millenium Project e da iniciativa A World Without Armies para a desmilitarização das nações. Também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência. Para conhecer mais sobre o artista, veja o trailer do documentário “Painting Peace” →

Abertura da exposição com apresentação de pintura ao vivo

No dia 4 de junho, às 19h30, será a abertura da exposição, e Kaz Tanahashi Sensei fará uma apresentação ao vivo de pintura e conduzirá uma visita guiada pelas obras da exposição.
Após a abertura, a exposição ficará aberta para visitações do dia 4 a 15 de junho no saguão da reitoria da UFRGS.
Entrada livre. 

 
Veja aqui a programação completa de atividades de Kazuaki Tanahashi Sensei em Porto Alegre e Viamão/RS 
E aqui a programação em outras regiões do país. 

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA