Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Apoie o Centro de Pesquisa Contemplativa criado por Alan Wallace

Apoie o Centro de Pesquisa Contemplativa criado por Alan Wallace

Querida sanga, convidamos a todos para apoiar esse projeto extraordinário do lama Alan Wallace — a tradução dessa página do Santa Barbara Institute foi feita por Jeanne Pilli.

Últimas notícias sobre o CCR!

Carta de lama Alan Wallace em 30 de março de 2020, com tradução de Jeanne Pilli:

Uma oportunidade extraordinária

Caros amigos,

Em meio a estes tempos turbulentos e cataclísmicos, tenho algumas notícias muito especiais para compartilhar com vocês. Chegamos a um ponto de crise potencial e, ao mesmo tempo, surgiu uma oportunidade extraordinária com respeito ao futuro do Centro de Pesquisa Contemplativa (CCR).

Como muitos de vocês já sabem, desde que comecei a negociar com as autoridades locais em dezembro de 2014 e mais tarde indiretamente com as autoridades regionais toscanas sobre a obtenção de licenças de rezoneamento e de construção na propriedade em Castellina Marittima, a decisão mais importante e irreversível que tive de tomar foi a de gastar praticamente todas as doações oferecidas por centenas dos meus alunos na compra dos 5 hectares de terreno e da casa Pellati. Sentindo a gravidade dessa decisão, deixei claro que antes de fazer essa compra, precisava de garantias absolutas de que nos seriam concedidos tanto o rezoneamento como a licença de construção para as 18 cabines. Tive a certeza de que era esse o caso e, portanto, autorizei a aquisição em maio passado. Sendo assim, vocês podem imaginar a minha profunda consternação quando fui informado, em 18 de março deste ano, de que não nos foi concedida a licença para as 18 cabines, nem do governo local nem do governo regional. E com o atual isolamento de toda a Itália, todas as reuniões do governo foram adiadas por prazo indeterminado. Neste momento não há como prever quando a licença de construção seria concedida, e menos ainda quando a construção poderia começar.

Até o próximo mês, o SBI provavelmente terá levantado 800 mil dólares para criar o primeiro Centro de Pesquisa Contemplativa (CCR), mas mesmo que pudéssemos gastar esse montante na primeira fase de construção das 18 cabines, preparando as fundações e escavando os sistemas sépticos, ainda precisaríamos levantar mais 1,9 milhões de dólares para construir todas as cabines. É claro, isso supondo que nos seria concedida a licença para fazê-lo, o que agora temos que admitir que ainda não é certo. Além disso, as perspectivas de criação do CCR na Toscana têm de ser vistas à luz do impacto desastroso do coronavírus na Itália e no mundo inteiro, resultando num declínio catastrófico da economia global e em graves limitações às viagens internacionais. Uma vez que também pode ser muito mais difícil levantar fundos em tempos de dificuldades econômicas, simplesmente não há como dizer quanto tempo seria necessário para que pudéssemos realmente terminar de construir até mesmo algumas das cabines, quanto mais todas as 18.

Ao mesmo tempo – e só posso considerar isto como uma bênção dos budas – devido às mudanças emergenciais nos meus roteiros de viagem, tenho estado em quarentena/retiro nas últimas duas semanas no Eremitério Carmelita Nada, em Crestone, Colorado. Este impressionante centro de retiro está à venda há mais de um ano, inicialmente por 1,8 milhões de dólares. É uma propriedade de 110 acres situada próxima a espetaculares picos de montanhas, com 11 cabines de retiro em excelentes condições, assim como 6 cabines mais antigas que podem ser reconstruídas essencialmente sobre as mesmas estruturas, e várias grandes estruturas que poderiam receber ao menos 50 pessoas para receberem ensinamentos do Darma. O Eremitério Nada pode agora ser comprado a um preço significativamente reduzido, mesmo abaixo do que está estabelecido no site. Ao contrário de Castellina, que tem potencial de crescimento zero uma vez construídas as 18 cabines propostas, poderíamos facilmente construir outras 20-25 cabines neste terreno, além dos 17 locais que já possuem cabines. O site do corretor de imóveis que pode ser acessado neste link, oferece uma ideia clara do enorme potencial para este terreno, que foi zoneado como “Institucional” desde o início há 30 anos para exatamente o tipo de centro de retiros que temos planejado.

Por todas essas razões, tenho um pedido muito especial para todos vocês que contribuíram com a doação dos 800.000 dólares que angariamos desde a compra do terreno de Castellina, em maio passado. Eu gostaria de perguntar se vocês permitiriam que o SBI redirecionasse essa oferta para que, uma vez que tenhamos incrementado substancialmente os ativos do SBI, tenhamos fundos suficientes para comprar a propriedade Nada em um futuro próximo, sem hipoteca. Se conseguirmos adquirir o Eremitério Nada nos próximos meses, é razoável dizer que poderemos ter iogues meditando em 17 cabines no próximo ano, e que também poderemos iniciar nossas pesquisas científicas sem mais demora.

Para que isso aconteça, porém, precisarei contar com um apoio ativo de nossa comunidade para que possamos realizar nosso sonho rapidamente. Eu sou apenas uma pessoa com duas mãos e um conjunto muito limitado de habilidades. Mas para desenvolver e manter o centro contemplativo dos nossos sonhos será necessário o cuidado amoroso de muitas pessoas, com muitas mãos e diversas habilidades. Somente com a ajuda de voluntários em tempo integral, dispondo-se a ajudar, poderemos criar a terra pura que há tanto tempo vislumbramos. A terra aqui é extraordinária, 11 cabines estão prontas para serem ocupadas, e 6 precisam ser reconstruídas num futuro próximo para que possam abrigar os praticantes confortavelmente. Já estamos nos preparando para elaborar planos arquitetônicos de longo prazo para cabines de vários projetos em muito mais locais, bem como uma sala muito maior na qual poderíamos realizar retiros de 8 semanas. Já existe aqui um complexo de manutenção considerável, com uma carpintaria totalmente equipada e um torno de cerâmica, bem como uma horta com paredes de adobe e várias estufas. Para que este centro possa florescer de uma forma sustentável, devemos apelar àqueles que têm uma vasta gama de habilidades – desde jardinagem orgânica até trabalho com madeira, cerâmica, construção, terra e manutenção – para ajudar a apoiar uma comunidade de praticantes em retiros longos dedicada a alcançar a shamatha e o caminho Mahayana nesta vida.

Naturalmente, o único grande inconveniente aqui é que não temos atualmente meios de conseguir vistos renováveis de longo prazo para meditadores não americanos. Mas eu já recorri à ajuda de um advogado de imigração em Los Angeles que concordou entusiasticamente em nos ajudar a explorar todas as opções. No entanto, mesmo que não encontremos formas de obter tais vistos de longo prazo – que sabíamos que poderíamos obter na Toscana graças ao ILTK – ainda imagino que cidadãos não norte-americanos possam vir para cá, meditar sob orientação espiritual próxima por seis meses, depois retornar a suas terras de origem para um local de retiro organizado com antecedência, e lá continuar em retiro com a orientação contínua à distância de professores que os orientaram aqui no Colorado. A vantagem disso é que muitos mais cidadãos não-americanos poderiam ter a oportunidade de praticar em um mesmo número de cabines, mesmo que algumas cabines fossem, é claro, ocupadas por americanos por períodos mais longos.

Apesar desta importante mudança de ênfase neste momento, ainda estou tão empenhado como sempre estive em desenvolver um CCR nos 5 hectares de terra em Castellina, levantar o dinheiro necessário e construir tantas cabines quantas forem por fim permitidas. Todas as razões para me instalar naquelas terras – incluindo as bênçãos e o encorajamento de Khandrola – ainda são tão convincentes para mim como sempre foram desde o início. Mas como muitos de vocês sabem, farei 70 anos no próximo mês, e depois de esperar por mais de 5 anos pelo rezoneamento e licenças de construção, ainda não há um desfecho claro à vista do ponto de vista burocrático. Em nossa atual crise global, o imperativo é mais forte do que nunca para que apoiemos os iogues em retiros longos, para que eles possam alcançar shamatha e vipashyana, identificar a consciência primordial, e alcançar o caminho o mais rápido possível. Devemos também iniciar sem demora a investigação científica, para que as nossas descobertas contemplativas e científicas possam ser tornadas públicas. Este não é o momento de simplesmente esperarmos que a pandemia global diminua. Como sabem, sinto que é crucial que os meditadores modernos alcancem tais realizações rapidamente, precisamente em meio à crise, tanto para a revitalização do Budadarma como para o benefício de todos os seres.

Agradeço por todos os seus esforços ao longo dos anos para nos ajudar a realizar a nossa visão e espero que continuemos todos a trabalhar juntos para criar não apenas um, mas uma rede global de centros de investigação contemplativa. Precisamos fazer uma oferta formal para o Erimitério Nada muito em breve, portanto, se por algum motivo você NÃO deseja que sua doação anteriormente destinada à construção das fundações das cabines em Castellina seja redirecionada para a propriedade Nada, por favor escreva para Sangay em até segunda-feira, 6 de abril. Embora agora possam passar anos até que possamos colocar as doações designadas exclusivamente para Castellina, honraremos sua decisão e manteremos esses fundos até que as muitas dificuldades na Itália tenham mudado o suficiente para que possamos retomar o nosso projeto do CCR lá.

No entanto, se você de fato apoiar meu pedido de redirecionar suas doações para a compra do Eremitério Nada, nenhuma resposta é necessária; tomarei seu nobre silêncio como uma afirmação calorosa da maravilhosa oportunidade que veio ao nosso encontro neste momento difícil.

Enquanto isso, se você consegue se imaginar mudando-se para o Eremitério Nada em um futuro próximo como voluntário habilidoso – mesmo levando em conta as restrições atuais do coronavírus – por favor escreva para Sangay o mais rápido possível. Preciso saber que tenho seu total apoio nesta visão recém-formada de um Centro de Pesquisa Contemplativa nos Estados Unidos. Esperamos começar a trabalhar assim que o retiro de 8 semanas estiver concluído.

Mais uma vez gostaria de convidar cada um de vocês a participar do próximo retiro de 8 semanas online, seja por áudio ou vídeo, ou ambos, especialmente se desejar se envolver direta ou indiretamente com o CCR nos próximos meses e anos. Esses ensinamentos, práticas e as realizações a que eles conduzem são a base e o objetivo de tudo o que desejamos alcançar aqui.

Para honrar a sagrada linhagem destes ensinamentos, peço a todos os que se inscreverem neste retiro que ouçam meu comentário oral à Essência Vajra em sua totalidade, ainda que isso possa levar o tempo que desejarem. Além disso, saibam que podem se inscrever para este retiro em particular a qualquer momento, mesmo depois de terminado. Queremos que estes ensinamentos estejam disponíveis para você a longo prazo.

Rezo por cada um de vocês e por todo o mundo, para que todos possamos ser abençoados com boa saúde, segurança e bem-estar genuíno nestes tempos conturbados,

Alan

Vista das cabines

Vista do sudeste

Capela

O sonho do Centro de Pesquisa Contemplativa

Se você não viu a apresentação que o Lama Alan Wallace fez durante o retiro, assista (após o vídeo principal, há um vídeo inédito com as vistas das cabines e uma descrição maravilhosa do lama Alan Wallace sobre a importância desse projeto para o nosso mundo):

Divulgue em suas redes e se conhecer alguma pessoa generosa disposta a apoiar, avise-a!

Como apoiar

Para que isso seja feito, temos um link especial para quem tem cartão de crédito e conta no PayPal (no campo “Optional – Use this donation for” não esqueça de selecionar “Apply towards matching donation”):

Apoiar via cartão de crédito no Paypal →

Se você não tem cartão de crédito ou conta no PayPal e deseja doar por transferência bancária (de modo pontual ou recorrente), Jeanne Pilli vai redirecionar sua doação, basta preencher esse formulário.

Ao apoiar, você cria conexão e participa diretamente da construção de um dos projetos mais revolucionários e benéficos para o nosso mundo.

Sobre o Centro de Pesquisa Contemplativa

O Centro de Pesquisa Contemplativa (Center for Contemplative Research – CCR), atualmente em desenvolvimento perto da cidade de Castellina Marittima na Toscana, dedica-se à pesquisa contemplativa e científica para abordar duas questões estreitamente relacionadas com a existência humana: (1) qual é a natureza do bem estar genuíno e (2) qual é a natureza da consciência humana?

Shamatha, que significa literalmente “quiescência”, é a disciplina meditativa específica que será o foco inicial e principal de pesquisa. Shamatha inclui uma série de métodos para cultivar estados excepcionalmente refinados de atenção, concentração, atenção plena e introspecção, que podem ser utilizados para explorar o espaço interno da consciência humana, da mesma forma que um telescópio é usado para explorar o espaço externo. Com essa finalidade, o CCR irá explorar a consciência como um fenômeno natural, observando-a diretamente com o maior rigor, sofisticação e meticulosidade possíveis, de acordo com o princípio do empirismo radical que caracteriza a pesquisa científica e contemplativa da mais alta qualidade.

Essa pesquisa é uma extensão do estudo científico conhecido como o Projeto Shamatha realizado em 2007 por uma equipe de cientistas cognitivos liderados pelo Dr. Clifford Saron, com sessenta participantes meditando em tempo integral por três meses sob a orientação do Dr. B. Alan Wallace. Esse estudo teve enorme sucesso, resultando na publicação de numerosos trabalhos de pesquisa em revistas científicas revisadas indexadas e respeitadas.

O Centro de Pesquisa Contemplativa oferecerá instalações que não são encontradas em outros lugares, incluindo 21 cabines de meditação independentes, em um ambiente ideal para pessoas altamente qualificadas se dedicarem em tempo integral por meses ou anos à prática meditativa sob a direção do Dr. Wallace e outros instrutores qualificados. Essa prática de meditação profissional culmina na plena realização de shamatha, na qual a mente se volta unicamente a si mesma, recolhe-se dos sentidos físicos, imersa em um estado de bem-aventurança, luminosidade e quietude. Esse estado pode ser mantido por horas a fio. Ao acessar essa dimensão sutil de consciência, o praticante encontra uma fonte interna de bem-estar genuíno e descobre a natureza essencial da consciência, caracterizada pela luminosidade e pela cognoscência.

Embora o atingimento de shamatha não seja exclusivo da tradição budista e não exija a aceitação de qualquer sistema de crenças religiosas, o budismo oferece uma apresentação excepcionalmente clara dos estágios de desenvolvimento atencional e emocional que levam a esse estado. O CCR está comprometido a treinar indivíduos nas práticas de shamatha em colaboração com cientistas cognitivos, que mapearão esses estágios usando medições objetivas da ciência moderna, enquanto os próprios contemplativos mapearão esses estágios em termos de sua própria experiência em primeira pessoa. O impacto dessa colaboração contemplativa e científica inédita poderá desencadear uma mudança de paradigma na compreensão da humanidade sobre a natureza do bem-estar genuíno e da própria consciência.

O CCR destina-se a fornecer educação profissional em investigação contemplativa, o que requer anos de treinamento em tempo integral em conjunto com cientistas e filósofos, para que quando os contemplativos completarem seu treinamento, possam compartilhar os benefícios de sua experiência nos campos da saúde mental, educação, negócios, esportes e outros campos. Assim, em vez de se concentrar em pesquisas nas quais os cientistas investigam os efeitos da meditação sobre o cérebro e o comportamento dos meditadores, o CCR fornecerá um fórum único e sem precedentes para uma pesquisa verdadeiramente colaborativa, intercultural e interdisciplinar feita por contemplativos e cientistas a fim de obter insights que trarão benefícios para a sociedade como um todo.

 

Governança

O Instituto Santa Bárbara (SBI) para Estudos da Consciência, fundado em 2003 pelo Dr. Wallace, é uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e educação no campo dos estudos interculturais e interdisciplinares sobre a natureza e o potencial da mente. O SBI levantará os fundos para a construção e operação do CCR e será a proprietária do Centro, que será administrado por uma fundação sem fins lucrativos com sede na Itália.

Parceiros Educacionais e Científicos

O SBI já conduziu pesquisas semelhantes com vários campi da Universidade da Califórnia, da Universidade Emory, da Universidade do Arizona e da Universidade de Viena, e colaborou com cientistas de todo o mundo. Atualmente, existe uma estreita relação com o Instituto Lama Tzong Khapa, particularmente em relação ao desenvolvimento de uma academia de ciências da mente que enfocará a interface entre o budismo e a ciência. Pesquisadores da Universidade de Pisa, do Instituto Sant’Anna, da Universidade de Trento e de outras instituições científicas internacionais já concordaram em participar dessa pesquisa colaborativa.

As Instalações

As instalações consistirão de um escritório administrativo principal com acomodações para funcionários residentes, cientistas, filósofos e contemplativos visitantes. Os meditadores serão abrigados em 21 cabines de retiro individuais construídas para obter níveis máximos de sustentabilidade usando materiais naturais com baixo impacto ambiental. O objetivo é a autossuficiência energética, com sistemas alimentados por energia solar integrados com baterias para aumento da eficiência. Além disso, as estruturas de madeira estarão em harmonia com a paisagem, reduzindo o impacto visual e encurtando o cronograma de construção.

Castellina Marittima está localizada no coração da Toscana, o berço de Leonardo da Vinci, que exemplificou perfeitamente o ideal da Renascença, e de Galileu Galilei, o fundador da Revolução Científica. Essa é a região ideal para catalisar um renascimento da investigação contemplativa e uma revolução científica no estudo da mente, unindo de maneira sem precedentes os pontos fortes das ciências humanas e das ciências naturais.

O território de Castellina Marittima é ideal para este fim, devido às seguintes características:
1. A beleza natural e rica cultura da Toscana, conhecida em todo o mundo.
2. Proximidade ao Instituto Lama Tzong Khapa, um centro de estudos budistas na Itália, ao qual podemos nos associar para obter vistos renováveis de longo prazo para que meditadores de todo o mundo possam ser treinados em nosso centro por vários anos.
3. Proximidade dos aeroportos de Pisa e Florença.
4. Proximidade das Universidades de Pisa, Florença e do Istituto Superiore S. Anna.
5. Histórico de culturas e religiões contemplativas na região da Toscana.
6. Uma combinação de isolamento silencioso e proximidade de estradas que nos conectam a centros urbanos.

A ideia de criar um centro de pesquisa como esse na região já despertou grande entusiasmo internacional, em parte por ter sido inspirado e endossado por Sua Santidade o Dalai Lama.

Em que ponto está o projeto (outubro de 2019)

As negociações com as autoridades locais e regionais nos últimos quatro anos permitiram a aquisição das licenças de zoneamento e de construção necessárias para a criação do CCR.

Em maio de 2019, foram adquiridos os 5 hectares de terra onde serão construídas 18 cabines de meditação, bem como uma casa adjacente que servirá como sede administrativa do CCR.

Cientistas da Universidade de Pisa, da Scuola Superiore Sant’Anna e da Universidade de Trento já estão envolvidos no projeto, e muitos outros em todo o mundo manifestaram interesse em participar de pesquisas no Centro, incluindo o físico brasileiro Marcelo Gleiser.

Para construir todas as cabines e infraestrutura relacionada, nossa meta atual de captação de recursos para a fase 2 é de US $ 2,8 milhões. Isso se segue a uma bem-sucedida rodada inicial de arrecadação de fundos, na qual foram arrecadados US $ 1,3 milhão, a fim de apoiar a aquisição da terra e do prédio onde a sede do CCR e o laboratório científico estarão localizados. Supondo que os esforços de captação de recursos continuem tendo sucesso, esperamos ter o CCR em funcionamento até 2021.

Muito obrigada pelo seu apoio!

Se tiver algum problema em contribuir ou alguma outra dúvida e sugestão, envie email para Jeanne Pilli: RA_S.America@centerforcontemplativeresearch.org