Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Apoie o Centro de Pesquisa Contemplativa criado por Alan Wallace

Apoie o Centro de Pesquisa Contemplativa criado por Alan Wallace

Querida sanga, convidamos a todos para assistir ao vídeo abaixo (ative a legenda em português) e apoiar esse projeto extraordinário do lama Alan Wallace — a tradução dessa página do Santa Barbara Institute foi feita por Jeanne Pilli. Na foto acima, arco-íris duplo sobre as terras.

O Centro de Pesquisa Contemplativa (Center for Contemplative Research – CCR), atualmente em desenvolvimento perto da cidade de Castellina Marittima na Toscana, dedica-se à pesquisa contemplativa e científica para abordar duas questões estreitamente relacionadas com a existência humana: (1) qual é a natureza do bem estar genuíno e (2) qual é a natureza da consciência humana?

Shamatha, que significa literalmente “quiescência”, é a disciplina meditativa específica que será o foco inicial e principal de pesquisa. Shamatha inclui uma série de métodos para cultivar estados excepcionalmente refinados de atenção, concentração, atenção plena e introspecção, que podem ser utilizados ​​para explorar o espaço interno da consciência humana, da mesma forma que um telescópio é usado para explorar o espaço externo. Com essa finalidade, o CCR irá explorar a consciência como um fenômeno natural, observando-a diretamente com o maior rigor, sofisticação e meticulosidade possíveis, de acordo com o princípio do empirismo radical que caracteriza a pesquisa científica e contemplativa da mais alta qualidade.

Essa pesquisa é uma extensão do estudo científico conhecido como o Projeto Shamatha realizado em 2007 por uma equipe de cientistas cognitivos liderados pelo Dr. Clifford Saron, com sessenta participantes meditando em tempo integral por três meses sob a orientação do Dr. B. Alan Wallace. Esse estudo teve enorme sucesso, resultando na publicação de numerosos trabalhos de pesquisa em revistas científicas revisadas indexadas e respeitadas.

O Centro de Pesquisa Contemplativa oferecerá instalações que não são encontradas em outros lugares, incluindo 21 cabines de meditação independentes, em um ambiente ideal para pessoas altamente qualificadas se dedicarem em tempo integral por meses ou anos à prática meditativa sob a direção do Dr. Wallace e outros instrutores qualificados. Essa prática de meditação profissional culmina na plena realização de shamatha, na qual a mente se volta unicamente a si mesma, recolhe-se dos sentidos físicos, imersa em um estado de bem-aventurança, luminosidade e quietude. Esse estado pode ser mantido por horas a fio. Ao acessar essa dimensão sutil de consciência, o praticante encontra uma fonte interna de bem-estar genuíno e descobre a natureza essencial da consciência, caracterizada pela luminosidade e pela cognoscência.

Embora o atingimento de shamatha não seja exclusivo da tradição budista e não exija a aceitação de qualquer sistema de crenças religiosas, o budismo oferece uma apresentação excepcionalmente clara dos estágios de desenvolvimento atencional e emocional que levam a esse estado. O CCR está comprometido a treinar indivíduos nas práticas de shamatha em colaboração com cientistas cognitivos, que mapearão esses estágios usando medições objetivas da ciência moderna, enquanto os próprios contemplativos mapearão esses estágios em termos de sua própria experiência em primeira pessoa. O impacto dessa colaboração contemplativa e científica inédita poderá desencadear uma mudança de paradigma na compreensão da humanidade sobre a natureza do bem-estar genuíno e da própria consciência.

O CCR destina-se a fornecer educação profissional em investigação contemplativa, o que requer anos de treinamento em tempo integral em conjunto com cientistas e filósofos, para que quando os contemplativos completarem seu treinamento, possam compartilhar os benefícios de sua experiência nos campos da saúde mental, educação, negócios, esportes e outros campos. Assim, em vez de se concentrar em pesquisas nas quais os cientistas investigam os efeitos da meditação sobre o cérebro e o comportamento dos meditadores, o CCR fornecerá um fórum único e sem precedentes para uma pesquisa verdadeiramente colaborativa, intercultural e interdisciplinar feita por contemplativos e cientistas a fim de obter insights que trarão benefícios para a sociedade como um todo.

Governança

O Instituto Santa Bárbara (SBI) para Estudos da Consciência, fundado em 2003 pelo Dr. Wallace, é uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e educação no campo dos estudos interculturais e interdisciplinares sobre a natureza e o potencial da mente. O SBI levantará os fundos para a construção e operação do CCR e será a proprietária do Centro, que será administrado por uma fundação sem fins lucrativos com sede na Itália.

Parceiros Educacionais e Científicos

O SBI já conduziu pesquisas semelhantes com vários campi da Universidade da Califórnia, da Universidade Emory, da Universidade do Arizona e da Universidade de Viena, e colaborou com cientistas de todo o mundo. Atualmente, existe uma estreita relação com o Instituto Lama Tzong Khapa, particularmente em relação ao desenvolvimento de uma academia de ciências da mente que enfocará a interface entre o budismo e a ciência. Pesquisadores da Universidade de Pisa, do Instituto Sant’Anna, da Universidade de Trento e de outras instituições científicas internacionais já concordaram em participar dessa pesquisa colaborativa.

As Instalações

As instalações consistirão de um escritório administrativo principal com acomodações para funcionários residentes, cientistas, filósofos e contemplativos visitantes. Os meditadores serão abrigados em 21 cabines de retiro individuais construídas para obter níveis máximos de sustentabilidade usando materiais naturais com baixo impacto ambiental. O objetivo é a autossuficiência energética, com sistemas alimentados por energia solar integrados com baterias para aumento da eficiência. Além disso, as estruturas de madeira estarão em harmonia com a paisagem, reduzindo o impacto visual e encurtando o cronograma de construção.

Castellina Marittima está localizada no coração da Toscana, o berço de Leonardo da Vinci, que exemplificou perfeitamente o ideal da Renascença, e de Galileu Galilei, o fundador da Revolução Científica. Essa é a região ideal para catalisar um renascimento da investigação contemplativa e uma revolução científica no estudo da mente, unindo de maneira sem precedentes os pontos fortes das ciências humanas e das ciências naturais.

O território de Castellina Marittima é ideal para este fim, devido às seguintes características:
1. A beleza natural e rica cultura da Toscana, conhecida em todo o mundo.
2. Proximidade ao Instituto Lama Tzong Khapa, um centro de estudos budistas na Itália, ao qual podemos nos associar para obter vistos renováveis ​​de longo prazo para que meditadores de todo o mundo possam ser treinados em nosso centro por vários anos.
3. Proximidade dos aeroportos de Pisa e Florença.
4. Proximidade das Universidades de Pisa, Florença e do Istituto Superiore S. Anna.
5. Histórico de culturas e religiões contemplativas na região da Toscana.
6. Uma combinação de isolamento silencioso e proximidade de estradas que nos conectam a centros urbanos.

A ideia de criar um centro de pesquisa como esse na região já despertou grande entusiasmo internacional, em parte por ter sido inspirado e endossado por Sua Santidade o Dalai Lama.

Se desejar nos ajudar, envie um email para ccr@sbinstitute.com ou info@sbinstitute.com

Informativo mais recente enviado pelo SBI

Prezados amigos:

Temos notícias muito importantes para compartilhar.

Levantamos até o momento $1.118.500 dos $1.239.000 necessários para a Fase I. Como as doações estão sendo duplicadas por um generoso doador, e precisamos de apenas US $ 60.250 para atingirmos a nossa meta de captação de recursos para essa fase!

Estamos felizes por estarmos tão perto de atingir nossa meta de captação de recursos para a compra das propriedades e de receber aprovação das agências de planejamento da Toscana. Com suas bondosas doações e os esforços diligentes de nossa equipe na Itália, possivelmente faremos um anúncio fantástico antes do final do ano.

Por favor, juntem-se a nós para levantarmos este montante final para tornar a visão do Centro de Pesquisa Contemplativa uma realidade.

As doações podem ser feitas on-line ou por transferência bancária no site do SBI.

Muito obrigada pelo seu apoio!

Quero apoiar o Centro de Pesquisa Contemplativa →