Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiro com Lama Alan Wallace 2021 (online)

A Visão Iluminada de Samantabhadra, por Düdjom Lingpa — parte 1
8 a 12 de Outubro de 2021

[ENGLISH VERSION HERE]

Revelado em uma experiência visionária quando Düdjom Lingpa tinha vinte e sete anos, A Visão Iluminada de Samantabhadra é um ensinamento que se manifesta como um diálogo extenso entre um séquito de bodisatvas e Samantabhadra, manifestado como o Vajra Nascido no Lago. O conjunto de respostas a perguntas pontuais dos discípulos sobre aspectos cruciais da prática do Dzogchen vai muito além de um relato simples e normativo do caminho para a liberação.
Ainda que os conselhos oferecidos em ‘A Visão Iluminada de Samantabhadra’ descrevam o caminho completo para a iluminação, a linguagem cotidiana do diálogo e os conselhos diretos que são oferecidos nos fazem mergulhar na visão de Düdjom Lingpa. As explicações francas de assuntos profundos e definições de termos específicos do Dzogchen dissipam noções equivocadas e aprofundam a confiança neste pináculo do Darma.

Os participantes do retiro deste ano devem ter estudado e praticado as instruções preliminares ensinadas por Sera Khandro em O Caminho Excelente para a Liberação, que será enviado no momento da efetivação da inscrição. O texto foi comentado oralmente pelo Lama Alan Wallace no retiro de 2019, e esses comentários orais estão disponíveis no YouTube. Este é um pré-requisito indispensável para participar deste retiro e deve ser levado muito a sério.
Além disso, você deve estar familiarizado com os ensinamentos básicos de shamata, as quatro aplicações da atenção plena, as quatro qualidades incomensuráveis, bodicita relativa e absoluta.
O retiro conta com tradução consecutiva para o português.

Programação

O retiro começa no dia 8 e termina no dia 12 (sexta a terça). Na maioria dos dias, haverá três sessões com Lama Alan Wallace:
13h às 15h | ensinamentos
17h às 19h | ensinamentos
20h às 21h | perguntas ao Lama
No dia 12 de outubro (terça), haverá somente uma sessão:
13h às 15h | ensinamentos

Inscrições

O retiro será transmitido via Zoom e YouTube de forma fechada, apenas para os inscritos!
Sua inscrição com antecedência ajuda muito a nossa organização!
Contribuição: sua inscrição e participação independe da contribuição financeira. Caso possa contribuir, sugerimos como referência o valor de R$ 500.
Sua contribuição apoiará diretamente as atividades do Lama Alan Wallace e a sustentação dos CEBBs Caminho do Meio, Jetavana e Bacupari. Tradicionalmente, as atividades do Darma são sustentadas pela prática da generosidade (Dana paramita), que é o que torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda, permitindo o surgimento e a sustentação dos centros de estudos, meditação e acolhimento e as iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz.
A inscrição, preenchendo o formulário, é fundamental para o recebimento dos links da transmissão do retiro.
Os dados bancários para transferência são:

Banco do Brasil (001)
Favorecido: Centro de Estudos Budistas Bodisatva
Agencia: 0628-9
Conta corrente: 50125-5
CNPJ 94958949/0001-42
PIX: 51997998184 (celular)

Para inscrições e contribuições de residentes no exterior, escreva para cebbcm@gmail.com.

Transmissão

Assim que fizer a inscrição, você ganhará acesso a uma página especial onde serão disponibilizados o link da transmissão e um formulário para enviar perguntas. Informaremos por email sempre que houver atualização da página.
Caso não encontre o email-resposta em sua caixa de entrada, VERIFIQUE NA CAIXA DE SPAM ou em “PROMOÇÕES” e marque como não-spam (caso esteja no SPAM). Pode ser útil incluir o endereço (cebbcm@gmail.com) na sua lista de contatos.
Inscreva-se agora!

Sobre o Lama Alan Wallace

Alan Wallace é uma voz proeminente na emergente conversa entre os pensadores budistas contemporâneos e os cientistas que questionam os pressupostos materialistas de seus paradigmas do século XX. Wallace deixou seus estudos universitários em 1971 e se mudou para Daramsala, Índia, para estudar budismo tibetano, medicina e línguas. Foi ordenado por Sua Santidade o Dalai Lama e, ao longo de quatorze anos como monge, estudou e traduziu para alguns dos maiores lamas de sua geração. Em 1984, retomou sua educação ocidental no Amherst College, onde estudou física e filosofia da ciência. Então, aplicou sua experiência em seu doutorado na Universidade Stanford, estudando a interface entre o budismo e a ciência e filosofia ocidentais. Desde 1987, Alan Wallace tem traduzido e contribuido frequentemente com os encontros entre S.S. Dalai Lama e cientistas proeminentes. Ao longo destes anos, publicou e traduziu mais de 40 livros. Além de sua atuação acadêmica, Lama Alan Wallace é considerado um dos mais proemientes professores de meditação e guias de retiro no ocidente. Fundou e dirige o Instituto Santa Bárbara para Estudos da Consciência, além de ser a força motivadora por trás do desenvolvimento do Centro de Ciência Contemplativa. Para saber mais, visite https://centerforcontemplativeresearch.org/ , https://sbinstitute.com/ and alanwallace.org
Se tiver dúvidas, conte conosco, escreva para eventos@cebb.org.br
Ou, por telefone, em (51) 99799 8184 (de segunda à sexta, das 13h às 18h).

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA