Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Como o conceito de impermanência pode nos ajudar?

Como o conceito de impermanência pode nos ajudar?

Pergunta realizada dia 18/04/2015, durante o retiro “Ação no Mundo como Caminho de Lucidez”, em Viamão/RS.

Lama Padma Samten: No contexto da motivação, a impermanência vem para a gente realmente entender a vida humana preciosa. Então, nós temos uma possibilidade de fazer boas coisas, mas, de repente, a impermanência nos pega. Isso acelera a nossa prática, de modo geral.

Dentro de um mundo convencional, quando a gente não é um praticante, a impermanência nos auxilia, porque a gente percebe que tudo aquilo por o que a gente tem fixação também é impermanente. A gente tem fixação por algo que é impermanente, então a gente vê que, por mais esforços que a gente faça para sustentar coisas impermanentes, elas vão nos derrubar.

Aí vem a pergunta: o que estaria além da impermanência? Onde é que eu posso encontrar um apoio além da impermanência? Essa é uma pergunta super importante. Ela também faz surgir o praticante. A impermanência também pode reduzir o nosso sofrimento, paradoxalmente, porque, enfim, nós não precisamos ter culpados das coisas. As coisas têm uma natural impermanência. A gente não precisa apontar culpados pelas dificuldades que estamos passando. As coisas têm uma impermanência.

A gente também pode entender que a nossa ligacão com as coisas existe por um tempo e depois ela pode cessar. Não só nós como os outros seres também têm isso. Num sentido mais profundo, podemos entender que a impermanência está ligada a outras formas de compreensão, então, quando nós compreendemos de um certo jeito, aquilo existe por um tempo, depois aquela compreensão pode virar outra coisa. Então, ela aponta a natureza livre da nossa mente, que constrói realidades. A impermanência é realmente uma coisa super importante dentro do caminho.

Veja abaixo o vídeo com a resposta sobre impermanência, que foi dada em 1:30:40.