Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Lama Padma Samten no CEBB Darmata | Ação Lúcida no Mundo – Como Integrar a Meditação com as Cinco Sabedorias Búdicas


De 21 a 23 de junho de 2019, retiro com o Padma Santem no CEBB Darmata (Timbaúba/PE) abordando ensinamentos sobre meditação e ação lúcida no mundo a partir das cinco sabedorias dos Budas .

“As Cinco Sabedorias são, essencialmente, aquilo que vamos tomar como referencial para nossas ações. Precisamos disso, de saída. Essas cinco sabedorias geram imediatamente a possibilidade de nós utilizarmos os meios hábeis, que são as Quatro Qualidades Incomensuráveis, compaixão, amor, alegria, equanimidade, e as Seis Perfeições, generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria. […] Vamos utilizar essas dez qualidades transcendentes e as cinco sabedorias em quatros diferentes níveis: corpo, fala/ energia, mente e paisagem. Aos nos movermos, vamos precisar utilizar esses referenciais. […] Se isso não ocorrer, poderemos pensar, por exemplo: ‘os ensinamentos budistas não servem para o mundo de hoje, não servem na Receita Federal onde eu trabalho, não servem na universidade onde eu estudo. Eles são bons aqui, mas não em outro lugar’.
É necessário que o lugar no qual vivamos seja um lugar onde possamos sentir que esses ensinamentos são úteis. Nossa visão de mundo, em todas as circunstâncias, tem que estar harmonizada a esse tipo de ação.”
Lama Padma Samten

Não há pré-requisitos para participar. O retiro é recomendado tanto para iniciantes quanto para quem já tem experiência de estudo e prática.

Período

Início: dia 21 de Junho, às 16h.
Término: dia 23 de Junho, às 13h.
AVISO: As vagas dos alojamentos estão todas preenchidas. Ainda estão disponíveis vagas para camping e também para quem for se hospedar fora do CEBB Darmata. Estamos com uma lista de espera para vagas no alojamento. Para se cadastrar na lista de espera, basta seguir as instruções no formulário de inscrição.

Valores* (inclui os ensinamentos e alimentação)

– 315 reais, valor para quem for ficar no camping (é necessário trazer a própria barraca)
– 280 reais, valor para quem for se hospedar fora do Darmata
Para garantir a vaga é necessário o pagamento de APROXIMADAMENTE 30% do valor do evento. O restante poderá ser oferecido no dia. Siga as instruções do formulário de inscrição.
[button link=”https://forms.gle/f19BVuHJfCZxAMt76″ target=”blank” size=”large” style=”background:#8c0000″ ]Faça sua inscrição clicando aqui![/button] * A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores. Ao mesmo tempo, praticamos o princípio de que ninguém deve deixar de ter acesso ao Darma por limitações financeiras. Se você quer participar da imersão, mas não tem condições de cobrir suas despesas, entre em contato conosco (eventosdarmata@gmail.com).

Programação do retiro

Início: sexta, 21/06 às 16h.
Término: domingo, dia 23/06, às 13h.
Sexta | 21 de Junho
16h – 18h: Acolhimento
18h – 18h45: Jantar
19h – 20h: Puja Prajnaparamita
20h – 21h30: Ensinamentos
Sábado | 22 de Junho
5h30 – 6h: Meditação Silenciosa
6h – 7h: Puja Chuva de Bençãos
7h – 7h45: Café da Manhã
9h – 12h: Ensinamentos
12h – 12h45: Almoço
14h – 17h: Ensinamentos
17h – 18h: Atividade Física
18h – 18h45: Jantar
19h – 20h: Puja Prajnaparamita
20h – 21h30: Ensinamentos
Domingo | 23 de Junho
5h30 – 6h: Meditação Silenciosa
6h – 7h: Puja Chuva de Bençãos
7h – 7h45: Café da Manhã
9h – 12h: Ensinamentos
12h – 13h: Almoço

Local

CEBB Darmata

Mais informações de como chegar na página http://www.cebb.org.br/como-chegar-ao-darmata/

Mais informações

Refeições: A alimentação na cozinha do CEBB segue a linha vegetariana. O cardápio é especialmente planejado para promover uma saúde equilibrada e apoiar as práticas de estudo e meditação. Atenção: quem chegar na sexta à noite, lembramos que o jantar será recolhido às 18h45.
Hospedagem: possuímos um dormitório feminino (65 lugares), um dormitório masculino (20 lugares) e o templo que, à noite, é utilizado como dormitório misto (35 lugares). A divisão dos lugares é feita por ordem de prioridades (pessoas idosas e com dificuldade de locomoção) e por ordem de chegada, caso tenha alguma restrição por favor informe no formulário de inscrição.
Camping: Junho é mês de chuva, portanto traga o material de acampamento necessário, lonas, guarda-chuva, capa de chuva, botas.
O que você deve trazer: travesseiro, roupa de cama e banho, guarda-chuva, garrafa de água, chinelo para a área interna, repelente e lanterna.
Atividades voluntárias: Os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticarem desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.
Transporte: Cada participante é responsável por seu deslocamento ao CEBB Darmata. No entanto, com o intuito de ajudar os participantes, organizamos a lista de caronas solidárias. Na semana do retiro enviamos aos inscritos a lista de pessoas que oferecem carona e as que precisam de carona, para que estas possam entrar em contato entre si. Lembramos da gentileza de dividir o custo da gasolina.
Em caso de algum transtorno psicológico, é imprescindível o acompanhamento de um familiar no decorrer do retiro.
[button link=”https://forms.gle/f19BVuHJfCZxAMt76″ target=”blank” size=”large” style=”background:#8c0000″ ]Faça sua inscrição clicando aqui![/button]

Contato

Institucional | (81) 99229.2904 | eventosdarmata@gmail.com

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA