Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Encontro Nacional de Promoção dos Valores Humanos e Ambientais

Domingo, 21 de Outubro de 2018 | 9h às 17h
O convite para o presente encontro é o natural amadurecimento de nossas reflexões pessoais e de tantos encontros e eventos coletivos voltados ao benefício da vida e da lucidez que cada grupo já realizou. Seu objetivo é nos ouvirmos quanto ao que pensamos que está indo bem em nossas comunidades e em nossas ações, e o que podemos promover de modo mais efetivo individual e coletivamente.
Sua Santidade o Dalai Lama afirma que a compaixão é a base da sociedade e não a economia e lembra que todos desde nossa infância fomos e somos apoiados a fundo perdido por uma rede compassiva. Hoje está claro que essa rede inclui a multiplicidade de seres da biosfera e ela mesma constitui a vida desde sempre.
Quando sentados em roda, nos olhamos diretamente e pensamos sobre o que está andando bem e como melhorar nossas vidas, brilha a inteligência compassiva que tece as redes que dão sentido a nossas vidas. O calmo silêncio profundo de cada um e o acolhimento das várias visões que são as fontes de sabedoria de cada tradição estabelecem a força da rede compassiva. Somos então capazes de entender e acolher a diversidade de visões e surge a capacidade coletiva de criar soluções práticas em meio ao mundo.
Quando olhamos os países que tiveram êxito dentro da visão econômica mas enfraqueceram as redes de inteligência compassiva, vemos que atualmente se defrontam com epidemias como depressão, mortes por overdose, suicídios, violência nas escolas, TDAH, expansão da população carcerária, endividamento dos governos e da população, violência urbana, concentração de poder e renda, sectarismo, radicalismo – as pessoas perderam o sentido de suas existências. Não é isso que precisamos.
Entre os objetivos desse presente encontro está o amadurecimento de uma pauta de prioridades que possa ser oferecida aos candidatos como uma visão coletiva com a qual estamos comprometidos, sem que isso signifique qualquer alinhamento com suas candidaturas.
Cada tradição está alinhada e fiel a suas fontes de sabedoria e inspiração a partir da qual surge um terreno comum entre todas e deste surgem recomendações e prioridades para nossas ações e para a gestão pública. Os temas dessa pauta de prioridades podem incluir a proteção aos direitos conquistados pela nossa sociedade, o reconhecimento e respeito a diversidade religiosa e ao livre exercício das diversas práticas religiosas, a cultura da paz, a justiça e o respeito as diferentes crenças e convicções, a defesa e proteção ao meio ambiente e as comunidades tradicionais.
Nosso comprometimento inclui a continuidade de nosso diálogo e a busca constante da evolução desse terreno comum de entendimento e visão elevada de mundo. Queremos oferecer essas visões e explicitar publicamente nosso comprometimento permanente com o conjunto de princípios elevados que constituem o terreno comum entre as diferentes visões religiosas e não-religiosas, filosóficas, científicas e acadêmicas.

— Lama Padma Samten

Encontro Nacional de Promoção dos Valores Humanos e Ambientais
Domingo, 21 de Outubro de 2018 | 9h às 17h
Local: CEBB Caminho do Meio (Estrada Caminho do Meio, 2600 — Viamão/RS)
Contato: eventos@cebb.org.br | (51) 98051 5255

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA