Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Tem uma natureza compassiva em todo lugar | Lama Padma Samten

Tem uma natureza compassiva em todo lugar | Lama Padma Samten

No fim do retiro “Originação dependente e os cinco lungs”, de 24 a 26 de junho, em Araras (RJ), Lama Padma Samten ofereceu 14 conselhos do coração para iogues do cotidiano. Abaixo a transcrição do segundo.

Vocês se deem conta, vocês acordem, pessoal, acordem: tem uma inteligência compassiva universal. Vocês não procurem Deus em algum lugar. Essa natureza compassiva universal e lúcida está assim ó: bzzz… Em todo lugar.

Olhem isso de novo e de novo, até vocês se darem bem conta de que isso está super visível. Isso é devoção — uau, eu vou me harmonizar a essa dimensão. Vocês olhem essa dimensão: ela não está jogando um jogo, ela está fora do jogo, incessantemente sustentando… É como se a onda dissesse: uau, existe um mar que me sustenta, uau…

Só que essa inteligência vocês olhem com cuidado: ela é compassiva na relação dos seres ilusórios que nós somos. Nós estamos nos ajudando o tempo todo uns aos outros. Brota uma energia que apoia esse movimento. Se não fosse isso, as coisas já tinham sucumbido. Então vocês olhem como essa dimensão compassiva está diretamente ligada à capacidade de nós ultrapassarmos as nossas bolhas. Nós temos essa dimensão além disso. É como as crianças: às vezes, quando começamos a caminhar juntos, elas se jogam pra trás, para ver se funciona. Sempre tem alguém que pega. É bonito de ver, né?

Então a gente pode desenvolver devoção e bodicita. A pessoa sente: uau, eu estou protegido, tem uma dimensão super positiva… Ela está aí. Ela está aí.”

Vídeo do ensinamento completo

O trecho acima está em 2h10m0s.