Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Conheça as práticas oferecidas pelo CEBB Goiânia

Conheça as práticas oferecidas pelo CEBB Goiânia

Essa é a nossa mensagem de boas vindas ao CEBB Goiânia! Nela incluímos também a maior parte das respostas às dúvidas mais comuns entre os iniciantes.

Por precaução em relação ao COVID-19, estamos oferecendo práticas online em conjunto com os CEBB’s da região Centro-Oeste. Confira abaixo os horários e as instruções de participação.

Os encontros acontecem na plataforma Zoom, que pode ser instalada gratuitamente em celulares, tablets e computadores (instruções aqui).

No momento da prática, basta acessar a sala virtual e aguardar:

Sala virtual: https://zoom.us/j/3978474038⁣
senha: buda

 Programação de Práticas online 

Segundas
19h15 às 20h45 | Introdução ao Budismo e ao CEBB

Terças
17h30 às 18h30 | Meditação (conduzida)
18h30 às 19h | Meditação (silenciosa)

Quartas
17h às 18h | Estudo do livro “Meditando a Vida”, de Lama Padma Samten

Quintas
08h às 09h | Meditação (conduzida)
9h às 10h | Estudo do livro “Quando tudo se desfaz”, de Pema Chödron.

Sextas
18h às 19h | Estudo do livro “Mandala do Lótus”, de Lama Padma Samten

 

 

Todas as práticas e estudos estão sob orientação do Lama Padma Samten.

Mais informações
Em caso de dúvidas ou para participar do nosso grupo via Whatsapp, encaminhe-nos uma mensagem via FacebookInstagram ou ainda pelo WhatsApp (62) 98594-2279 (Deyvid).

Caso haja alguma alteração ou cancelamento no dia da prática, avisamos previamente nessas redes.

Contribuição
Todos os ambientes do CEBB são fruto da prática da generosidade de inúmeros mestres e praticantes, desde os tempos do Buda. Sua contribuição espontânea e com alegria no coração ajuda a manter nossas atividades.

Respostas Frequentes

Essas são algumas das questões com as quais muitos de nós podemos nos deparar quando decidimos iniciar a prática no CEBB. O Centro de Estudos Budista Bodisatva (CEBB), ao qual o CEBB Goiânia é vinculado, é uma “escola aberta para alunos livres”; um espaço privilegiado de estudo de “ensinamentos que revelam a origem das dificuldades que todos os seres enfrentam e como superá-las, sem que para isto as pessoas precisem fazer uma confissão de fé budista”.

Como funcionam e quais os pré-requisitos?

As “Práticas regulares” do CEBB não são exatamente um curso. Funcionam assim: a cada encontro é feita a leitura e contemplação de um ensinamento (em texto, vídeo, etc.) dentro do tema daquela prática específica. Um facilitador expõe o ensinamento e, coletivamente, vamos descortinando os aspectos essenciais deste. Como o método dos CEBBs é circular – vamos rever muitas vezes, sob variados pontos de vista o mesmo ensinamento – mesmo em textos longos que duram vários encontros, a qualquer momento é possível se juntar ao grupo.

As práticas não têm, rigorosamente, pré requisitos. Para participar, basta chegar! Saiba que o melhor dia para começar a praticar é o dia em que você começa.

Para os estudos preciso ter o livro?

Não é necessário. Em cada estudo fazemos a leitura juntos e contemplamos os pontos tratados.

Custos e Contribuição Voluntária e a Generosidade dos Praticantes

O Darma se sustenta e se expande através de doações desde os tempos do Buda Sakiamuni. Da mesma forma, todas as ações dos CEBBs, em todo o Brasil, se mantêm pela generosidade da sanga. As despesas do CEBB Goiânia são mantidas através das contribuições voluntárias dos praticantes e visitantes.

Não há taxas obrigatórias no CEBB. Todo mundo é bem-vindo para conhecer nosso espaço e participar de nossas atividades.

Ainda assim, caso queira contribuir para o nosso espaço, financeiramente ou com outras formas de apoio, sua ajuda será bem vinda. Nossa dica: comece participando e vá contribuindo à medida que sentir os benefícios da prática.

E durante os encontros, como faço?

Posso entrar na prática sem ter chegado no horário? Posso sair antes?
Sim, claro! Se a prática não começou, junte-se a nós para um chá e aproveite para visitar a nossa lojinha.

Se a prática já tiver começado, basta entrar, tirar os calçados e, em silêncio, juntar-se ao grupo na prática.

Se estiver participando de uma prática online, pedimos o cuidado em manter o microfone desligado. Caso surjam dúvidas, cada facilitador ou facilitadora do encontro ficará feliz em poder ajudar.