Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Homenagem às vítimas do coronavírus, aos seus familiares e a todos em luto

No dia 07 de maio de 2021, Lama Padma Samten participou de uma cerimônia ecumênica virtual, promovida pela Câmara de Deputados, em homenagem às vítimas do coronavírus, aos seus familiares e a todos que estão em luto pelas perdas.

Segue a transcrição na íntegra da fala do Lama. O evento contou ainda com falas de representantes de diversas religiões, das artes e das ciências.

Trago meus cumprimentos e respeitos a cada um dessa enorme legião de irmãos e irmãs que foram atingidos pelo COVID e suas sequelas, aos familiares e amigos que perderam seus entes queridos durante a pandemia.
Faço os votos de que, juntamente com seus entes queridos atingidos, cada um dissolva suas aflições na lucidez última e resplandeça nas sabedorias espirituais.
Trago também meu respeito e admiração às equipes de saúde que, valorosamente, destemidamente, viveram e morreram para reduzir o sofrimento e o desespero de tantos que acorreram a eles em grande aflição.
Que todos se sintam inundados pelas bênçãos e pelas proteções dos Budas e Bodisatvas, e que suas famílias se sintam também recompensadas de seus sacrifícios e privações.
Invoco ainda bênçãos a todos os trabalhadores que mantiveram e até mesmo ampliaram suas atividades, sustentando serviços vitais a todos nós, os heróis que se arriscaram todos os dias, e viveram e morreram em meio ao alto risco de uma forçada normalidade.
Nunca aprendemos tanto. As visões agressivas e autocentradas perderam sua relevância diante da compaixão e do amor vivos, e também da alegria em compartilhar e ajudar os que estão mais frágeis. Aprendemos muito.
Elevo preces para que o sofrimento dos que se foram desta vida e de todos os envolvidos na dor correspondente, e todas as lições e exemplos de tantos  heróis incansáveis, se torne a base de compreensão e ação para que possamos construir uma sociedade humana mais ética, mais equilibrada, lúcida, amorosa e compassiva.

OM AH HUM VAJRA GURU PADMA SIDDHI HUM

OM GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SVAHA

OM MANI PADME HUM OM MANI PADME HUM

OM TARE TAM SVAHA

 

Lama Padma Samten
07 de maio de 2021

 

Transcrição: Claudia Laux
Edição e revisão: Stela Santin


Acesse aqui a fala do Lama, em vídeo, pelo Canal da Ação Paramita no YouTube.
Para assistir ao vídeo da cerimônia completa, acesse o canal da Câmara dos Deputados no Youtube
 
 

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA