Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Mesa-Redonda | Desafios Contemporâneos | CEBB CM

3 de junho 2018, domingo, 9:00.
Mesa-Redonda: Desafios contemporâneos, com Kaz Tanahashi Sensei, Lama Padma Samten, Monge Dengaku e Luiz Gonzaga Souza Lima.
CEBB Caminho do Meio (Viamão/RS)
Veja aqui a Programação completa no RS.

O CEBB Caminho do Meio tem a alegria de anunciar a vinda de Kazuaki Tanahashi Sensei ao Brasil para compartilhar ensinamentos do budismo Zen com a nossa sanga. Sua vinda é uma oportunidade rara de aprofundar o estudo e a prática dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen.
Nascido no Japão em 1933, Kazuaki Tanahashi é professor, artista e erudito Zen Budista. Mudou-se para os Estados Unidos em 1977 para atuar como erudito residente no San Francisco Zen Center (fundado por Shunryu Suzuki Roshi). Mestre caligrafista e artista treinado no Japão, tem ensinado e feito exposições ao redor do mundo há 50 anos, além de ter desenvolvido o gênero de pintura em um único traço e os círculos Zen multicoloridos. Escritor, editor e tradutor prolífico, produziu mais de quarenta livros em inglês e japonês, incluindo o conjunto completo dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen. Como ativista ambiental, foi o secretário fundador do Plutonium Free Future. Ativista da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e nas duas Guerras do Golfo, é diretor fundador do Ten Millenium Project e da iniciativa A World Without Armies para a desmilitarização das nações. Também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência. Para saber mais: www.brushmind.net
Lama Padma Samten – Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor.
Em Viamão (RS), onde reside, está situada a sede do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), entidade que dirige. Seu trabalho está voltado à orientação das atividades de seus alunos, através do estudo, da prática de meditação, de retiros e, sobretudo, através do auxílio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz como caminho para que desenvolvam boas relações no ambiente onde vivem.
Monge Dengaku – Nasceu em Porto Alegre (RS) a 10/dez/1965. Iniciou a Prática no Via Zen em 2000, tendo recebido o Jukai (Preceitos Leigos) de Moriyama Roshi em 16 de fevereiro de 2002 e ordenação monástica de Coen Roshi, em 14 de setembro de 2007. Realizou a Cerimônia de Combate do Darma – Hossenshiki – em 27 de agosto de 2011 no Templo Enkoji, em Itapecerica da Serra, SP, sob orientação de Ohata Sensei. Recebeu a Transmissão do Darma de Shingetsu Coen Roshi em 21 de abril de 2013 e fez a Cerimônia de Suize em Eihei-ji e em Soji-ji (Japão) em julho de 2013. Atualmente é presidente do Conselho Religioso do Via Zen e reside na sede principal, em Viamão, juntamente com Monja Shoden – com quem é casado. É policial militar aposentado desde 2015.
Luiz Gonzaga Souza Lima – Mineiro, 66 anos, cientista político, professor universitário. Estudou psicologia na PUC-Minas e é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milão. Lecionou Sociologia do Desenvolvimento e Política Internacional na mesma Universidade, de 1974 e 1979. Em Milão também dirigiu o Centro Studi Problemi Internazionali (CESPI), onde coordenou pesquisas realizadas na África Central e América Latina.
Com a Anistia, retorna ao Brasil em 1979, passando a ensinar Ciências Políticas e Política Internacional na PUC-Rio, onde também dirigiu a criação d INstituto de Relações Internacionais (IRI) nos anos 1979/80/81/82. Foi professor e pesquisador do Centro João XXIII e do Instituto Brasileiro do Desenvolvimento (IBRADES), órgão anexo a CNBB, entre 1980/88. Integrou o grupo fundador do Instituto Brasileiro de Análise Sociais e Econômicas (IBASE).
Em 1992 foi professor na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ensinando Teoria Política e Política Internacional.
Autor de seis livros e dezenas de artigos científicos, publicados na Itália, Argentina, Alemanha e Brasil.
Haverá tradução simultânea.
3 de junho 2018, 9:00, domingo – Mesa-Redonda: Desafios contemporâneos
Contribuição Sugerida: 50,00
Programação
8h – Acolhimento e check in
9h – Mesa-Redonda
12h – Almoço (opcional)
13h – Atividades voluntárias pós-almoço

Inscrição

[button link=”https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKlQHuPJLQXXH7DBmI4SYvbYYxO8g0OJbryDuMEqNikOiZVw/viewform?usp=sf_link”]Faça sua inscrição aqui![/button]

Local

Estrada Caminho do Meio, 2600 (Viamão, RS) — como chegar
Leia com atenção as orientações gerais aos visitantes do CEBB.
Refeições: A alimentação na cozinha do CEBB segue a linha vegetariana. O cardápio é especialmente planejado para promover uma saúde equilibrada e apoiar as práticas de estudo e meditação. Além de utilizarmos ingredientes de origem orgânica e da agricultura familiar, sempre oferecemos opções sem glúten e sem lactose.
Atividades voluntárias: Os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticarem desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.
Contato: eventos@cebb.org.br | (51) 98051 5255 (atendimento de segunda a sexta das 13:30 às 18h)

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA