Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Nascendo no Lótus

Quando a Cultura de Paz está consciente, nos perguntamos o que, efetivamente, vem a ser e como, de fato, ajudar as pessoas.

Data

Módulo 1: 17 a 19 de maio
Módulo 2: 14 a 16 de junho
Módulo 3: 19 a 21 de julho
Módulo 4: 16 a 18 de agosto
Módulo 5: 20 a 23 de setembro
Módulo 6: 25 a 27 de outubro
Módulo 7: 22 a 24 de novembro
Módulo 8: 13 a 15 de dezembro
Módulo 9: 3 a 5 de janeiro de 2025
Módulo 10: 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025

Local

CEBB Recôncavo, acesso pela rodovia BR 420 (Santo Amaro a Cachoeira), km 35 (localidade conhecida e identificada como km 25, por razões locais), situado a 700 metros após entrar na rodovia BA-510 para a localidade de Pedras.
Mais informações aqui: http://www.cebb.org.br/contato-cebb-reconcavo/

Facilitador

Ana Ricl, aluna do Lama Padma Samten.

Programação

“Os meios hábeis são uma forma de dar nascimento positivo às outras pessoas, quando conseguimos ver que o outro pode fazer de outro jeito […] Precisamos dar um tempo para eles […] Em último caso, nos retiramos para que o outro não crie mais carma nos agredindo.”
Lama Padma Samten

Este é um programa oferecido em forma de curso e convivência. Surgiu para atender pedidos dos participantes do curso de Psicologia Budista e, por extensão, de praticantes afins vinculados a alguma atividade regular do CEBB, com aspiração de facilitar suas práticas já iniciadas.
Ajudar as pessoas na perspectiva da Roda da Vida, é uma ação limitada, porque o que é construído hoje, pode ser desconstruído amanhã. Se pretendemos ajudá-las dentro da visão de compaixão budista, é dito que só há uma resposta, que é a de ajudá-las a nascer na Mandala do Lótus. É desenvolver e estabelecer a visão através da meditação, frente à aparência das circunstâncias e agir com lucidez, manifestando qualidades de compaixão, amor, equanimidade e alegria.

O objetivo dos encontros é apoiar o desenvolvimento de meios hábeis e motivação à prática das Cinco Sabedorias e das Seis Paramitas, sendo as últimas, como portas de acesso à ação lúcida no mundo. Elas formam a base do caminho do bodisatva. Apesar das dificuldades para expressar estas sabedorias em nosso dia a dia, todos nós somos possuidores delas. O ponto é a inserção na Mandala do Lótus. As Paramitas e as Sabedorias podem ser aplicadas em qualquer situação de nossas vidas: no trabalho, na educação, nas situações pessoais, nas relações.
Os encontros dessa turma serão também desenvolvidos com a prática do Roteiro de Meditação dos 21 itens, de pujas, do samu e atividades físicas.
Alegria, pessoal!

Leituras utilizadas:
Apostila orientativa: Nascendo no Lótus e Roteiro dos 21 Itens de Meditação, ambas do Lama Padma Samten. Outros livros e textos serão recomendados durante os encontros.

Programação do Nascendo no Lotus

Período: Um final de semana, por mês, de abril de 2024 a janeiro de 2025.
Check-in: Sexta-feira, a partir das 16h.
Término: Domingo, às 16h

Sexta-feira
17h – Atividade física
18h – Jantar
19h às 20h – Puja com o Lama
20h às 21h – Roda de Conversa
21h – Recolhimento

Sábado
5h30 às 6h10 – Meditação
6h10 – Puja Chuva de Bençãos
7h – Café da manhã
7h45 – Atividades voluntárias (samu) e descanso
8h às 12h – Atividades do Curso
12h – Almoço
12h45 – Atividades voluntárias (samu) e descanso
14h as 18h – Atividades do Curso
18h – Jantar
19h às 20h – Puja com o Lama
20h às 21h – Roda de Conversa
21h – Recolhimento

Domingo
5h30 às 6h10 – Meditação
6h10 – Puja Chuva de Bênçãos
7h – Café da manhã
7h45 – Atividades voluntárias (samu) e descanso
8h às 12h – Atividades do Curso
12h – Almoço
13h – Encerramento

Contato para informações (nome, telefone e e-mail)

(71) 99134-8455 (Ana) (WhatsApp)
(71) 99973-6041 (Andreza) (WhatsApp)
(71) 99914-9481 (Natalie) (WhatsApp)
cebbreconcavo@gmail.com

Contribuição

– R$332,00 por pessoa em cada um dos 10 meses de duração do curso.
Para reservar sua vaga, pede-se que preencha o Formulário de Inscrição. Tanto a inscrição quanto os depósitos devem ser feitos INDIVIDUALMENTE, para facilitar a organização. Após o pagamento, remeter o comprovante para o e-mail cebbreconcavo@gmail.com, com o assunto: Nascendo no Lotus, e entrar em contato, por meio de um dos telefones de informação, para confirmar a vaga.
Estão incluídos: curso de sexta-feira a domingo, práticas, hospedagem em alojamentos coletivos (beliches) e alimentação ovolactovegetariana (café da manhã, almoço e jantar; frutas da época ficam disponíveis).
A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores.
A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.
Ao mesmo tempo, praticamos o princípio de que ninguém deve deixar de ter acesso ao Darma por limitações financeiras. Se você quer participar do curso, mas não tem condições de cobrir suas despesas, entre em contato previamente conosco.

Dados bancários para as contribuições via transferência on-line:

Centro de Estudos Budistas Bodisatva Bahia (CEBB)
CNPJ 18.684.059/0001-01
Banco do Brasil
Agência: 0059-0
Conta Corrente nº 40675-9

Chave PIX: Número do CNPJ – 18684059000101

Informações outras

Atenção: não são permitidos: trazer animais, consumo de carnes, portar ou consumir bebidas alcoólicas e outras drogas. Não possuímos cofre – evite trazer objetos pessoais de valor. Se possível, traga só o essencial. Não possuímos serviço de assistência médica; há praticantes que são médicos e, estando no momento, podem auxiliar em eventualidades.
Atividades voluntárias: os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticar, desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias, para manutenção dos espaços durante os eventos, fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.
O praticante deve, inclusive, trazer: travesseiro, roupa de cama de solteiro e banho, cobertor, lanterna, repelente e protetor solar; em período chuvoso, trazer guarda-chuva, capa, agasalho, cobertores, sapato fechado e sandália simples.
Em caso de algum eventual transtorno psicológico e elevada restrição física de locomoção, é imprescindível o acompanhamento de um familiar no decorrer do evento.

Inscrições

Inscreva-se aqui

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA