Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Novo CEBB rural próximo à lagoa do Bacopari (RS)

O CEBB dispõe agora de uma nova área muito especial, próxima à lagoa do Bacopari, a 100 km de Porto Alegre. O novo CEBB tem 4 hectares de extensão e fica a poucos metros da lagoa do Bacopari, que tem águas tépidas, limpas e vegetação circundante preservada. Bacopari, em tupi-guarani, significa “depósito de água”. Conhecida também como Lagoa Azul, Bacopari está localizada entre os municípios de Mostardas e Palmares do Sul, a 4km do litoral.
O foco inicial dessa sede rural será o acolhimento das crianças e professores da Escola Caminho do Meio, localizada em Viamão, por alguns dias ou períodos mais longos, como numa colônia de férias. A área também funcionará como local para as formações pedagógicas dos professores da escola. As crianças do CEBB Caminho do Meio já tem visitado e se beneficiado das águas calmas e límpidas do Bacopari. Os pais podem ficar despreocupados, pois a lagoa é uma grande piscina de águas rasas, onde as crianças podem brincar relaxadas. Para chegar às partes mais fundas da lagoa, é preciso adentrá-la bastante.
Também haverá o foco do plantio de legumes, hortaliças e grãos para abastecimento do consumo da comunidade do CEBB Caminho do Meio. Já há um praticante residente no local, que, juntamente com Lama Samten e outras pessoas da sanga, estão articulando os primeiros contatos com as pessoas da região. Já temos amigos muito queridos na vizinhança, que têm ajudado muito o CEBB a se instalar e conhecer melhor as especificidades daquela zona.
Além da área reservada ao plantio e à colônia de férias para as crianças, haverá uma área reservada para uma aldeia CEBB, onde as famílias poderão se instalar e morar. No local, já há uma casa bem equipada e um galpão. No projeto, estão uma sala de meditação, onde serão mantidas as práticas e estudos regulares, e alojamentos para acolher as pessoas nos eventos. O CEBB também promoverá ações de conscientização e proteção ambiental da região, que felizmente está bastante preservada.
Para a sanga é uma grande alegria ver nascer no Brasil mais um local tão auspicioso, destinado ao florescimento do Darma em comunidade, à proteção da infância e à preservação da natureza. Há um sentimento de profunda gratidão ao trabalho incansável de nosso querido professor, Lama Padma Samten, de ajudar às pessoas a praticar o Darma, gerar benefícios e estabeler Terras Puras onde estiverem.
Que esse novo CEBB, com elemento água em abundância, traga benefícios a muitos seres!
EMAHO!
No início desse mês, um grupo de ecologistas realizou uma Caiacada na Lagoa do Bacopari para alertar sobre a conservação das águas doces. Veja aqui a reportagem e fotos do evento.
Veja aqui mais informações sobre a lagoa Bacopari.
Fotos tiradas por Andrea Cavalheiro e Stela Santin.










Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA