Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

O que está faltando para atingirmos a liberação?


Pergunta realizada no retiro sobre Prajnaparamita, de 7 a 9 de abril de 2017, no CEBB Caminho do Meio.
Pergunta: No retiro de verão deste ano, o Lama falou que, depois de algum tempo de prática, deveríamos nos perguntar: o que está faltando para atingirmos a liberação? Como responder a isso, uma vez que a resposta vem a partir da identidade do praticante?
Lama Padma Samten: Eu diria que os 21 itens podem ser justamente o parâmetro para tu veres o que está faltando. Então, tu olhas assim: como está a motivação? Tu olhas a motivação sob o ponto de vista de Guru Rinpoche. Tu começas a ver esse aspecto, por exemplo, se quando tu fazes contato com o lodo e com a água, isso produz mais lodo e mais água ou produz o nascimento do lótus? Isso é uma coisa para cada um se perguntar. Logo em seguida, tu vais ver o que tens que melhorar.
Se tu vês o lótus, o lótus tem meios hábeis para lidar com as coisas? Ou tem meios hábeis para lidar com algumas coisas, mas não para lidar com outras?
Tu vais te perguntar se tu consegues sentar nesse lugar e estar sempre nesse lugar com essa motivação; se a energia está presente quando tu sentas nesse lugar. Se tu consegues perceber que esse lugar, essa identidade, essa manifestação está dentro de um espaço livre e ela é uma criação inseparável desse espaço livre. Tu vais olhando assim.
Tu observa se tu já olhaste para todas as pessoas com o olho de metabhavana e se não está faltando ainda alguma coisa.
Como que tu estabilizas o corpo, a energia? Como que essa estabilidade reage a perturbações ambientais?
Então, tu entras no Prajnaparamita: olha se tu consegues identificar onde que tu não consegues ver a vacuidade e aquilo parece sólido, e realmente anota com cuidado isso. Esses são os pontos que precisam ser trabalhados.
Vê se a tua energia é arrastada pelas aparências ou não.
Tu vais olhando aspecto por aspecto. Aprofundando os 21 itens de forma circular. Desse modo, tu vais andar ligeiro, tu vais aprimorando.

Vídeo do ensinamento

A resposta acima está em 36:57.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA