Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

"Desconstruindo o Medo" e "Amor como Caminho": palestra e retiro online com Lama Padma Samten

12 e 13 de junho de 2021

Com imensa alegria, convidamos todas as pessoas, incluindo quem está começando a se interessar pelo budismo, para uma palestra online no dia 5 de junho (próximo sábado!) e um retiro online nos dias 12 e 13 de junho de 2021 (sábado e domingo). Será no Zoom para que possamos ter uma experiência um pouco mais coletiva.

Palestra online “Desconstruindo o Medo”

No dia a dia as pessoas se olham no supermercado, nas ruas, por cima de suas máscaras de pano, e muitas delas transmitem receio, temor, medo. Medo do futuro, medo de adoecer, de perder alguém querido, medo do dinheiro acabar, de perder a esperança, medo dos gestores públicos, do colapso ambiental, medo de sucumbir ao ódio, e do amargor paralisante de apenas culpar algo ou alguém “lá fora”. O Buda apontou a não-dualidade entre o mundo interno e o mundo externo, detalhando as etapas pelas quais construímos nossos referenciais de percepção, nossas identidades, e junto com elas as bolhas de realidade dentro das quais sofremos – mostrou também como podemos desconstruí-las e nesse processo descortinar a natureza livre da mente.
Nesta palestra, Lama Padma Samten nos ajudará a compreender como a experiência do medo é fabricada, e como pode ser desenraizada, de forma que possamos transformar qualquer circunstância da vida em caminho para lucidez.

“Quando você se sente amedrontado, você tem que lidar com o medo, examinar o porquê de estar amedrontado, e desenvolver uma certa confiança. Você pode na verdade olhar para o medo. E então, o medo deixa de ser a situação dominante que vai derrotá-lo. O medo pode ser conquistado. Você pode se libertar do medo, se perceber que o medo não é o ogro. Pode pisar no medo, e assim será capaz de alcançar o que é conhecido como coragem. Mas para isso é preciso que, ao se deparar com o medo, você sorria.”
–Chögyam Trungpa Rinpoche

Retiro online “Amor como Caminho”

Como transformar nossas relações? Como praticar equilíbrio autônomo da energia, sabedoria e apreciação?
Quando ouvimos a palavra amor, associamos imediatamente a bem-estar, cuidado, felicidade, beleza, sintonia, encontro. Por outro lado, nossas experiências reais apontam também para sofrimento, disputas, frustrações, desencanto. Seria possível através de valores espirituais curar o amor de modo que os obstáculos se reduzam e o amor possa ser um caminho para a culminância da lucidez, liberação e iluminação?
Será uma oportunidade preciosa de ouvir e contemplar os ensinamentos do Lama Padma Samten sobre nossos relacionamentos! Que muitos se beneficiem!

Programação

Os ensinamentos serão transmitidos pelo Zoom. Recomendamos que participe de todas as sessões ao vivo, mas caso não consiga, não há problema: as gravações ficarão disponíveis na mesma página.
Sábado (5 de junho) – Palestra “Desconstruindo o Medo”
08h00 às 09h00 | Meditação
09h00 às 11h00 | Ensinamento
Sábado e domingo (12 e 13 de junho) – Retiro “Amor como Caminho”
08h00 às 09h00 | Meditação
09h00 às 11h00 | Ensinamento
15h00 às 17h00 | Ensinamento
19h00 às 20h00 | Puja
20h00 às 20h30 | Perguntas e Respostas

Inscreva-se agora!

Assim que fizer a inscrição, você ganhará acesso a uma página especial com os links da sala online no Zoom.
Contribuição livre: Caso possa e queira oferecer, sugerimos R$ 200 pela palestra e pelo retiro, mas você pode escolher qualquer valor. Sua contribuição apoiará diretamente as atividades do Lama Padma Samten. Recomendamos que participe de todos os ensinamentos, independentemente do quanto oferecer.
É a prática de Dana Paramita, a perfeição da generosidade, que torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas (generosidade, moralidade, paciência, energia constante, concentração e sabedoria) inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.
Esse retiro com Lama Padma Samten está sendo organizado pelo CEBB SP e pela Ação Paramita.
Dados bancários para as contribuições via PIX ou transferência online:

PIX: CNPJ 34.079.867/0001-04
Banco do Brasil (001)
Agência: 0628-9
Conta corrente: 108999-4
Ação Paramita Ensino Budista – CNPJ 34.079.867/0001-04

*Para inscrições e contribuições de residentes no exterior, escreva para cebbsaopaulo@gmail.com

Clique aqui para se inscrever agora →

Sobre o Lama Padma Samten

Físico, com bacharelado e mestrado em física quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), com sede em Viamão (RS) e centros de prática e retiros em todo o país. Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, ecologia e saúde.

Contato

Se tiver alguma dúvida, escreva para nós (Vania, Lana e Patricia): cebbsaopaulo@gmail.com

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA