Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Práticas Regulares | CEBBs Brasília e Alto Paraíso

Práticas Regulares | CEBBs Brasília e Alto Paraíso

Olá! Seja bem-vind@! Aqui você encontra a programação de práticas dos CEBBs Brasília e Alto Paraíso, orientações sobre as atividades e dicas para os iniciantes.

Sob orientação do Lama Padma Samten, oferecemos práticas e estudos em vários dias da semana.

Devido ao cuidado necessário diante da pandemia, nossas atividades presenciais estão suspensas. Assim, seguimos com uma programação de práticas online, compartilhada pelos CEBB Brasília, CEBB Alto Paraíso, GEBB Taguatinga e GEBB Jataí.

Programação de práticas online

Segunda
09h00 às 10h30 | Estudo do livro O Poder de Uma Pergunta Aberta

Terça
08h00 às 09h00 | Meditação Silenciosa
09h30 às 10h30 | Metabhavana (Meditação do Amor Universal)
18h30 às 19h50 | Aprenda a Meditar

Quarta
16h00 às 17h00 | Estudo dos 14 Conselhos do Lama Padma Samten

Quinta
18h00 às 19h50 | Estudo da Roda da Vida

Sexta
18h30 às 19h50 | Estudo do livro Relações e Redes

Sábado
08h00 às 09h00 | Puja Prajnaparamita
16h00 às 17h50 | Introdução ao Budismo

Domingo
09h00 às 11h00 | Manhãs de Compaixão

Os encontros acontecem na plataforma Zoom, que pode ser instalada gratuitamente em celulares, tablets e computadores (instruções aqui).

Link da sala (aberta minutos antes de cada prática): https://us04web.zoom.us/j/3978474038
ID no Zoom: 397-847-4038.

Práticas especiais e alterações nos horários

Algumas práticas especiais podem alterar os horários acima descritos. Caso haja alguma alteração ou cancelamento, avisamos previamente em nossas páginas no Facebook e Instagram.

Sobre as nossas práticas

Apresentamos abaixo perguntas e respostas sobre como acontecem as nossas práticas e uma breve explicação de cada uma delas.

> Qualquer pessoa pode participar das práticas?

Sim! Nossas práticas não têm pré-requisitos, todas são abertas a iniciantes e a pessoas mais experientes. Para participar, basta chegar! Os frequentadores são jovens e adultos de variadas idades.

> Como elas funcionam? São um curso (com início, meio e fim)? Tenho que esperar abrir uma nova turma?

O Centro de Estudos Budista Bodisatva (CEBB) é uma “escola aberta para alunos livres”; um espaço privilegiado de estudo de “ensinamentos que revelam a origem das dificuldades que todos os seres enfrentam e como superá-las, sem que para isto as pessoas precisem fazer uma confissão de fé budista”.

Assim, as práticas regulares do CEBB não são exatamente um curso. Funcionam assim: a cada encontro é feita a leitura e contemplação de um ensinamento (em texto, vídeo, etc.), dentro do tema da prática específica. Um facilitador – praticante com um pouco mais de experiência – expõe o ensinamento e, coletivamente, vamos descortinando os seus aspectos essenciais. As perguntas são sempre bem-vindas! Como o método do CEBB é circular, vamos rever muitas vezes, sob variados pontos de vista, o mesmo ensinamento. Assim, mesmo em estudos longos, que duram vários encontros, a qualquer momento é possível se juntar ao grupo!

> Posso entrar na prática sem ter chegado no horário? Posso sair antes?

Sim! Se a prática não começou, junte-se a nós para um chá e aproveite para visitar a nossa lojinha e biblioteca. Se a prática já tiver começado, basta entrar, tirar os calçados e, em silêncio, se juntar ao grupo na prática. E caso deseje se ausentar antes do término, sem problemas também.

Dentre as práticas, quais são as mais acessíveis a quem está começando?

- Introdução ao Budismo

Essa prática consiste no acolhimento das pessoas que estão chegando, apresentação do CEBB e do budismo, seguidos do estudo e contemplação de ensinamentos introdutórios. São abordados temas como as Quatro Nobres Verdades, o Nobre Caminho de Oito Passos, as Três Joias e os Quatro Pensamentos que Transformam a Mente. A compreensão destes ensinamentos passa também pelo reconhecimento da sua relevância e aplicação nas nossas vidas. Funciona como uma grande roda aberta de discussão onde o facilitador conduz a prática esclarecendo pontos importantes dos ensinamentos budistas, em geral, e do texto em estudo.

- Aprenda a Meditar

Nesta atividade são apresentadas as instruções básicas de meditação, de corpo (como sentar, coluna, posição das mãos), fala (respiração) e mente. Aproveitando a energia do grupo como catalisadora de benefícios, conhecemos e praticamos juntos meditações como o calmo repousar (shamatha), meditação do amor universal (metabhavana), dentre outras.

- Meditação Methabavana

Nesta prática nos dedicamos apenas à Meditação Methabavana (Meditação do Amor Universal), com a qual aprendemos a cultivar compaixão e amorosidade com nós mesmos e com todos os seres, pacificando e transformando, de dentro para fora, as nossas relações.

- Estudo do livro “Relações e Redes”, de Lama Padma Samten

Neste estudo conversaremos sobre como podemos nos relacionar de forma positiva conosco, com os outros, com a sociedade organizada e com a biosfera. Abordando temas como as 5 sabedorias e as qualidades incomensuráveis, veremos como é possível construir um mundo – externo e interno – melhor para todos os seres.

E as outras, tratam de quê?

- Manhãs de Compaixão

Aqui nos juntamos nas manhãs de domingo para praticar juntos, com foco no cultivo da compaixão.

- Meditação Silenciosa

Nesse encontro, meditamos juntos, por 3 sessões de 15 minutos cada. São oferecidas instruções breves, apenas no início de cada sessão. Para quem está iniciando a prática de meditação, é recomendado que também frequente a prática do Aprenda a Meditar (ver acima).

- Estudo da Roda da Vida

Aqui estudamos a Roda da Vida, um diagrama apresentado pelo Buda Sakyamuni, a partir do livro “A roda da vida como caminho para a lucidez”, de Lama Padma Samten. Esse estudo também é chamado de “Psicologia Budista”, por tratar da mente e dos processos que nela ocorrem. A partir da representação da Roda, contemplamos como surge o “samsara” – a experiência cíclica na qual estamos imersos, marcada pela insatisfatoriedade. Compreendemos as causas do sofrimento, a partir dos 3 venenos (ignorância, desejo e raiva), 6 reinos/6 emoções perturbadoras e 12 elos da originação dependente, e a possibilidade de liberação.

- Puja e Estudo da Prajnaparamita

“Prajnaparamita” significa “perfeição da sabedoria”. Neste dia, estudamos sobre o aspecto da sabedoria no budismo, que é a compreensão profunda, a visão lúcida sobre como as experiências de realidade surgem. É essa sabedoria – inseparável da compaixão – que nos liberta do samsara/roda da vida. Também fazemos práticas onde aprendemos a investigar as experiências e tornar a nossa mente mais aberta, para que esta lucidez se revele. Já nos Pujas da Prajnaparamita, lemos o Sutra do Coração, orações e recitamos mantras relacionados à sabedoria.

Atualmente, no estudo da Prajnaparamita, nas manhãs de segunda, estamos estudando o livro “O poder de uma pergunta aberta“, da professora budista Elizabeth Mattis Namgyel.

- Estudo dos 14 Conselhos do Lama Padma Samten

Aqui estudamos o texto “14 Conselhos do Coração” do nosso professor Lama Padma Samten, que é uma compilação de ensinamentos dados em retiros, nos quais ele abordou esses tópicos, listados como pontos essenciais do caminho budista.

- Mini-retiros de meditação

Mensalmente, oferecemos mini-retiros de meditação – saiba mais sobre eles aqui. Atenção: esta prática está suspensa por conta da pandemia.

Custos de manutenção e generosidade da comunidade

O Darma se sustenta e expande através de doações desde os tempos do Buda Sakyamuni, que mendigava aonde quer que fosse. Da mesma forma, todas as ações do CEBB são mantidas pela generosidade da comunidade.

A nossa presença e energia é o que mantém o Centro vivo! Convidamos tod@s a participarem, a encontrarem as que podem compartilhar e a alegria no oferecimento. As contribuições espontâneas e com alegria no coração mantém o local e as práticas abertas, permitindo aos visitantes e praticantes ouvir os ensinamentos, praticá-los e transformar suas vidas a partir da compaixão e sabedoria.

Sempre ressaltamos que “ninguém fica de fora” – t@dos são bem vind@s para conhecer nosso espaço e participar de nossas práticas e estudos, independentemente de oferecerem doações.

Para realizar uma doação de dinheiro, coloque diretamente nas nossa caixinhas, entre, em contato via brasilia@cebb.org.br ou fale com qualquer facilitador durante as práticas. Há também diversas outras formas de cuidado: acolher as pessoas, zelar pelo espaço, trazer lanchinhos, doar roupas usadas pro brechó, adquirir itens na lojinha, etc.

Nossa dica: comece participando e contribua se compreender que esse é um lugar precioso de existir e ao sentir sua vida se transformando pelo Darma. :-) Que os benefícios sejam para todos!

Informativo por e-mail

Para ser avisado de palestras, cursos, retiros e atividades especiais, cadastre-se para receber nosso informativo.

Nossas outras páginas e contatos

Infoteca CEBB Brasília (palestras gravadas nos CEBBs Brasília e Alto Paraíso)
Facebook: @cebb.brasilia
Instagram: @cebb_brasilia
Email: brasilia@cebb.org.br
WhatsApp: (61) 99271-1172 (Marcela), (61) 98116-6909 (Filippe), (61) 99216-7382 (Roseane)

Comentários