Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Práticas Regulares | CEBB Brasília, CEBB Alto Paraíso, CEBB Goiânia, GEBB Taguatinga, GEBB Jataí

Práticas Regulares | CEBB Brasília, CEBB Alto Paraíso, CEBB Goiânia, GEBB Taguatinga, GEBB Jataí

Olá! Seja bem-vind@! Aqui você encontra nossa programação de práticas, orientações sobre as atividades e dicas para os iniciantes.

Sob orientação do Lama Padma Samten, oferecemos práticas e estudos em vários dias da semana.

Querida Sanga, devido à pandemia, as atividades presenciais seguem suspensas. Ainda assim, seguimos juntos através de uma programação online, partilhada pelos CEBBs Brasília, Alto Paraíso e Goiânia e pelos GEBBs Taguatinga/DF e GEBB Jataí/GO.

Para entrar na nossa sala online, clique aqui. A senha é: buda. A sala é aberta minutos antes de cada prática. Utilizamos a plataforma Zoom, que pode ser instalada em celulares, tablets e computadores.

Programação de práticas online

Segundas
19h00 às 20h30 | Introdução ao Budismo e ao CEBB

Terças
17h30 às 18h30 | Meditação (conduzida)
18h30 às 19h00 | Meditação (silenciosa)

Quartas
17h00 às 18h00 | Estudo do livro “Meditando a Vida”, de Lama Padma Samten

Quintas
08h00 às 09h00 | Meditação (conduzida)
09h00 às 10h00 | Estudo do livro “Quando tudo se desfaz”, de Pema Chödron

Sextas
18h00 às 19h00 | Estudo do livro “Mandala do Lótus”, de Lama Padma Samten

Sobre as nossas práticas

Apresentamos abaixo perguntas e respostas sobre como acontecem as nossas práticas e uma breve explicação de cada uma delas.

Qualquer pessoa pode participar das práticas?

Sim! Nossas práticas não têm pré-requisitos. Nelas, pessoas de variadas idades, sejam iniciantes ou praticantes experientes, partilham, em roda, dos estudos, contemplações e meditações. Para participar, basta chegar!

Como elas funcionam? São um curso (com início, meio e fim)? Tenho que esperar abrir uma nova turma?

O CEBB é “uma escola aberta para alunos livres”: um espaço privilegiado de estudo de ensinamentos que revelam a origem das dificuldades que todos os seres enfrentam e como superá-las, sem que, para isto, as pessoas precisem fazer uma confissão de fé budista. Dessa forma, nossas práticas regulares não são exatamente um curso. Funcionam assim: a cada encontro é feita a leitura e contemplação de um ensinamento (em texto, vídeo, etc.), dentro do tema da prática específica. Um facilitador – praticante com um pouco mais de experiência – expõe o ensinamento e, coletivamente, vamos descortinando seus aspectos essenciais. As perguntas são sempre bem-vindas. Como o método do CEBB é circular, vamos rever muitas vezes, sob variados pontos de vista, o mesmo ensinamento. Assim, mesmo em estudos longos, a qualquer momento é possível se juntar ao grupo, pois cada encontro guarda sua riqueza.

Posso entrar na prática sem ter chegado no horário? Posso sair antes?

Sim! Se a prática não começou, junte-se a nós para um chá e aproveite para visitar a nossa lojinha e biblioteca. Se a prática já tiver começado, basta entrar, tirar os calçados e, em silêncio, se juntar ao grupo na prática. E caso deseje se ausentar antes do término, sem problemas também. E no caso das práticas online, também pode entrar e sair quando necessitar.

De que trata cada prática?

Introdução ao Budismo e ao CEBB

Nesta prática, acolhemos as pessoas que estão chegando e contemplamos juntos, de forma cíclica, temas introdutórios, tais como:
- História do príncipe Sidarta Gautama, que se torna o Buda Shakyamuni;
- As diferentes linhagens do Budismo, com enfâse no Budismo Tibetano e no CEBB;
- As preces feitas no início das práticas;
- Aspectos fundamentais do Budismo: As 4 Nobres Verdades, Os 4 Pensamentos Que Transformam a Mente e As 6 Paramitas (Perfeições);
- Introdução ao Roteiro de 21 Itens (roteiro de treinamento oferecido pelo Lama Padma Samten);
- Introdução à Meditação do Calmo Repousar (shamata);
- Introdução à Meditação da Bondade Amorosa (Metabavana).

Meditação Conduzida e Meditação Silenciosa

Nesta prática, experienciamos a meditação silenciosa (conduzida ou não), com base no roteiro de práticas do Lama Padma Samten.

“A meditação sempre implica na observação e disciplina de três aspectos – corpo, fala e mente. A primeira âncora é o corpo. Apenas sentando imóveis já estamos removendo obstáculos que se interpõem à ação de imobilidade. (…) Ao ficarmos imóveis, estamos disciplinando a mente através do corpo. A segunda âncora é a fala, que inclui a respiração e também as energias internas do corpo. Fala significa respiração serena, inspirar e expirar serena e silenciosamente. O terceiro aspecto é a mente, que foca a respiração e a experiência de serenidade. (…) É a prática do repousar tranquilo.” (Lama Padma Samten)

Custos e generosidade da comunidade

O Darma se sustenta e expande através de doações desde os tempos do Buda, que mendigava aonde quer que fosse. Da mesma forma, todas as ações do CEBB são mantidas pela generosidade da comunidade. As contribuições – espontâneas e com alegria no coração – mantém o local e as práticas, permitindo aos visitantes e praticantes ouvir os ensinamentos, praticá-los e transformar suas vidas. Convidamos tod@s a serem generosos, mas sempre ressaltamos que “ninguém fica de fora” – t@dos são bem vind@s para conhecer nosso espaço e participar de nossas práticas e estudos, independente de doações.

Para realizar uma doação de dinheiro, coloque diretamente nas nossas caixinhas, fale com qualquer facilitador durante as práticas ou entre em contato via brasilia@cebb.org.br. E há também outras formas de cuidado e generosidade: acolher as pessoas que chegam, zelar pelo espaço, trazer lanchinhos, doar roupas usadas para o brechó, adquirir itens na nossa lojinha, etc.

Informativo por e-mail

Para ser avisado de palestras, cursos, retiros e atividades especiais, cadastre-se para receber nosso informativo.

Outras páginas e contatos

E-mail: brasilia@cebb.org.br
Contatos via WhatsApp: (61) 99271-1172 (Marcela), (61) 99216-7382 (Roseane).
Instagram: @cebb_brasilia
Facebook: @cebb.brasilia

 

 

Comentários