Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Psicologia Budista

No curso Psicologia Budista, encontramos os fundamentos de um novo olhar e modo de viver mais feliz.

Data

Módulo 1: 17 a 19 de maio
Módulo 2: 14 a 16 de junho
Módulo 3: 19 a 21 de julho
Módulo 4: 16 a 18 de agosto
Módulo 5: 20 a 23 de setembro
Módulo 6: 25 a 27 de outubro
Módulo 7: 22 a 24 de novembro
Módulo 8: 13 a 15 de dezembro
Módulo 9: 3 a 5 de janeiro de 2025
Módulo 10: 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025

Local

CEBB Recôncavo, acesso pela rodovia BR 420 (Santo Amaro a Cachoeira), km 35 (localidade conhecida e identificada como km 25, por razões locais), situado a 700 metros após entrar na rodovia BA-510 para a localidade de Pedras.
Mais informações aqui: http://www.cebb.org.br/contato-cebb-reconcavo/

Facilitador

Ana Ricl, aluna do Lama Padma Samten

Programação

“No budismo, fazemos um voto de nunca nos afastarmos da vida, nunca nos afastarmos do interesse pelos outros, mas, ao contrário, viver em conexão com todos os seres.”
Lama Padma Samten

Dividimos o nosso mundo entre as situações que consideramos ameaçadoras ou boas. Queremos alívio das lutas do dia a dia, desejamos saber sobre nosso futuro e temos medo de morrer. Buscamos a liberdade de ser o que verdadeiramente somos, de compreender a natureza de nosso ser para ir além de morte e de sentir amor. Entretanto, a vida é um vibrante jogo de energias e oportunidades que podemos usufruir com alegria, fascinação e lucidez.

O que é psicologia budista? Na verdade, não existe uma Psicologia Budista, mas existe, sim, um estudo especial, que é considerado como uma psicologia. É dito que o Oriente sempre exerceu um fascínio sobre o imaginário do povo ocidental, e, no mundo atual, quando todos necessitam de ajuda, os ensinamentos da cultura tibetana emergem pouco a pouco e fazem uma grande diferença. A tradição budista mahayana, que é a base deste curso, aborda o que devemos individualmente assumir, sendo úteis e trabalhando o bem numa dimensão mais elevada e voltado para todos os seres sencientes.

O curso é composto de Meditação, Mente e Psicologia na visão budista da roda da vida. A metodologia empregada, além de ser a oportunidade de convivência num centro de retiro budista, também nos permitirá observar e investigar nossa mente e os estados mentais e descobrir, como resultado, o quanto afetam a qualidade de nossa existência. No curso, trabalharemos ainda a não separação entre teoria e prática, tema de grande importância no budismo.

Empregaremos os ensinamentos do Buda sobre a roda da vida como instrumento para andarmos no mundo de forma mais lúcida. Esta é uma visão que esclarece os mecanismos pelos quais criamos as nossas experiências de realidade.

Não há pré-requisitos. Qualquer pessoa pode inscrever-se. Este curso vem acontecendo há mais de uma década e, de modo especial, tem ajudado muitas pessoas a lidarem melhor com as emoções e a capacidade de atenção. Aspiramos que possa continuar a beneficiar a todos.
Venha participar!

Informações adicionais:
1. Será oferecida prática da meditação budista, bem como métodos e técnicas de meditação com base no Roteiro dos 21 Itens da Prática de Meditação.
2. Não se trata de uma construção acadêmica no modelo educacional em voga nas instituições de ensino. Nesta proposta, a auto-observação e a prática são bem mais importantes que a teoria.
3. As atividades serão desenvolvidas no estilo de convivência, com a prática de samu (prática voluntária do servir), em meio à natureza e à vida ao ar livre.
4. Aspira-se que o último módulo seja preparado pelos alunos, com tema prático dentro da Cultura de Paz.
5. Livro-texto adotado: “A Roda da Vida”, do Lama Padma Samten. Caderno complementar: “Palavras Budistas”.

Programação do Psicologia Budista

Período: um final de semana por mês, de abril de 2024 a janeiro de 2025.
Check-in: sexta-feira a partir das 16h.
Término: domingo às 13h

Sexta-feira
18h – Jantar
19h às 20h – Puja (pode ser on-line com o Lama Padma Samten)
20h30 às 21h – Roda de Conversa
21h – Recolhimento

Sábado
5h30 às 6h10 – Meditação
6h10 – Puja Chuva de Bênçãos
7h – Café da manhã
7h45 – Atividades voluntárias (samu)
8h às 12h – Atividade do Curso
12h – Almoço
12h45 – Atividades voluntárias (samu) e descanso
14h às 18h – Atividades do Curso
18h – Jantar
19h às 20h – Puja (pode ser on-line com o Lama Padma Samten)
20h30 às 21h – Roda de Conversa
21h – Recolhimento

Domingo
5h30 às 6h10 – Meditação
6h10 – Puja Chuva de Bênçãos
7h – Café da manhã
7h45 – Atividades voluntárias (samu)
8h às 12h – Atividades do Curso
12h – Almoço
13h – Encerramento

Contato para informações (nome, telefone e e-mail)

(71) 99134-8455 (Ana) (WhatsApp)
(71) 99973-6041 (Andreza) (WhatsApp)
(71) 99914-9481 (Natalie) (WhatsApp)
cebbreconcavo@gmail.com

Contribuição

– R$332,00 por pessoa a cada um dos dez meses de duração do curso.
Para reservar sua vaga, pede-se que preencha o Formulário de Inscrição. Tanto a inscrição quanto os depósitos devem ser feitos INDIVIDUALMENTE, para facilitar a organização. Após o pagamento, remeter o comprovante para o e-mail cebbreconcavo@gmail.com, com o assunto: Psicologia Budista, e entrar em contato, por meio de um dos telefones de informação, para obter a confirmação da vaga.
Estão incluídos: curso de sexta-feira a domingo, práticas, hospedagem em alojamentos coletivos (beliches) e alimentação ovolactovegetariana (café da manhã, almoço e jantar; frutas da época ficam disponíveis).
A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores.
A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.
Ao mesmo tempo, praticamos o princípio de que ninguém deve deixar de ter acesso ao Darma por limitações financeiras. Se você quer participar do curso, mas não tem condições de cobrir suas despesas, entre em contato previamente conosco.

Dados bancários para as contribuições via transferência on-line:
Centro de Estudos Budistas Bodisatva Bahia (CEBB)
CNPJ 18.684.059/0001-01
Banco do Brasil
Agência: 0059-0
Conta Corrente nº 40675-9

Chave PIX: Número do CNPJ – 18684059000101

Informações outras

Atenção: não são permitidos: trazer animais, consumo de carnes, portar ou consumir bebidas alcoólicas e outras drogas. Como não possuímos cofre, evite trazer objetos pessoais de valor. Se possível, traga só o essencial. Não possuímos serviço de assistência médica; há praticantes que são médicos e, estando no momento, podem auxiliar em eventualidades.
Atividades voluntárias: os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticar, desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias, para manutenção dos espaços durante os eventos, fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.
O praticante deve, inclusive, trazer: travesseiro, roupa de cama de solteiro e banho, cobertor, lanterna, repelente e protetor solar; em período chuvoso, trazer guarda-chuva, capa, agasalho, cobertores, sapato fechado e sandália simples.
Em caso de algum eventual transtorno psicológico e elevada restrição física de locomoção, é imprescindível o acompanhamento de um familiar no decorrer do curso.

Inscrições

Inscreva-se aqui

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA