Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Cultivando relações e redes compassivas, palestra on line com Lama Padma Samten

11 de setembro de 2021

Com imensa alegria, os CEBBs Belém e Salvador e o GEBB Manaus convidam a todas as pessoas, incluindo quem está começando a se interessar pelo budismo, para uma palestra especial no dia 11 de setembro de 2021 (sábado), às 10h30 (horário de BSB).

“Temos uma vida humana de grande significado: é essencial que possamos reconhecer sua fragilidade, raridade e preciosidade. A redução de conflitos e melhoria das relações por certo propiciará mais oportunidades de usufruí-la positivamente.” (Lama Padma Samten, trecho do livro “Relações e redes”)

Neste 11 de setembro, chegamos aos 20 anos de um acontecimento que marcou o imaginário coletivo. Uma marca do quão violentas e violentos podemos ser. Então, como transformar essa força em paz? Em responsabilidade universal?

Quando relações e instituições parecem desmoronar como cultivar a lucidez?

O Lama Padma Samten há muitos anos nos fala do poder da comunidade, das redes de apoio, do autocuidado que se reflete também como cuidado com o mundo, no reconhecimento da interdependência. Eis o antídoto para cultivar relações cada vez mais compassivas.

“Imersos na profusão das visões e interações, de modo geral somos apenas jogados de uma região a outra como um barco frágil em permanente aflição nas águas revoltas das visões, planejamentos, emoções e impulsos. Não vemos direções seguras. A situação como um todo é de aflição, ainda que de tanto em tanto pareça haver felicidade.

Quando a gente elege inimigos, simplifica a questão. O verdadeiro problema escapa e termina ressurgindo num outro lugar com outras pessoas. O culpado é a estreiteza de visão (…). Sob o ponto de vista espiritual o encontro com os desafios e dificuldades, com a violência e desarticulação não é respondido com inimizade e agressão.

Está tudo aberto! Não estamos condenados a viver nos mundos que nós herdamos. O mundo não é algo que está pronto e do qual somos vítimas. O mundo nós construímos com nossos olhares, é plástico, mágico (…). A mudança da mente muda o mundo. Sim, a realidade é luminosa, coemergente com a mente. É o tempo de acessar as liberdades naturais incessantemente presentes.”  (Lama Padma Samten, trechos do livro “Relações e redes”)

 Os ensinamentos serão transmitidos pelo Youtube e pelo Zoom.

 
Sábado · 11/09/2021 – (horário de BSB)
· 5h30 às 6h · Meditação silenciosa
· 6h às 7h · Puja
· 9h30h às 10h30 · Meditação silenciosa
· 10h30 às 12h · Palestra com Lama Padma Samten

Inscreva-se Aqui!

Assim que fizer a inscrição, você receberá acesso ao link da página de acompanhamento da palestra.

Prática de Generosidade

Sua inscrição e participação independem de contribuição financeira. Caso aspire e lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor.
Sua contribuição apoia as atividades do CEBB Belém, do CEBB Salvador e as atividades do Lama Padma Samten.
A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paciência, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.
Para contribuições de dentro do Brasil, os dados bancários para doação são:

Ação Paramita Ensino Budista
CNPJ 34.079.867/0001-04
Banco do Brasil
Agência 0628-9
Conta corrente 108999-4
CHAVE PIX CNPJ- 34079867000104

Para contribuições de fora do Brasil, entre em contato com cebb.belem@gmail.com ou cebbsalvador.barris@gmail.com
[divider]

Sobre o Lama Padma Samten

Físico, com bacharelado e mestrado em física quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), com sede em Viamão (RS) e centros de prática e retiros em todo o país. Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, ecologia e saúde.

Serviço

O quê | Palestra online com Lama Padma Samten

Tema | Cultivando relações e redes compassivas

Dia | 11 de setembro de 2021, sábado

Hora | 5h30h às 12h (horário de BSB)

· 5h30 às 6h · Meditação silenciosa

· 6h às 7h · Puja

· 9h30h às 10h30 · Meditação silenciosa

· 10h30 às 12h · Palestra com Lama Padma Samten

Link da transmissão | Será divulgado em e-mail de resposta aos inscritos

Realização | Ação Paramita

Apoio | CEBB Belém, CEBB Salvador e GEBB Manaus.

Lembre-se de verificar o recebimento de nossos emails em “Promoções”, caso use o Gmail, e no Spam.

Contato

Se tiver dúvidas, conte conosco, escreva para cebb.belem@gmail.com ou cebbsalvador.barris@gmail.com ou 92 98271-1543 (Sandra)

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA