Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiro de Meditação e Silêncio

Desenvolva sua prática meditativa e silencie sua mente, para que haja uma experiência de audição de si mesmo, um mergulho em seu próprio interior…

Data

19 a 21 de abril e 2024

Local

CEBB Recôncavo, acesso pela rodovia BR 420 (Santo Amaro a Cachoeira), km 35 (localidade conhecida e identificada como km 25, por razões locais), situado a 700 metros após entrar na rodovia BA-510 para a localidade de Pedras.
Mais informações aqui: http://www.cebb.org.br/contato-cebb-reconcavo/

Facilitadores

Ana Ricl e Gilberto Amorim

Programação

“Na meditação, a pessoa se acalma. É mais fácil localizar aquilo que somos dentro da meditação do que dentro das coisas agitadas […] A forma de viver muda. Em vez de saltar para os lugares para colher um pouco de felicidade passageira, tu ofereces, irradiando felicidade. A gente não medita para encontrar a felicidade: ela já está lá. Só encontramos algo que já está lá. Em vez de chegar como alguém faminto, sedento, você chega como alguém que vai oferecer algo.”
Lama Padma Samten

Esse retiro no CEBB Recôncavo visa proporcionar uma introdução para a prática de meditação silenciosa mais intensa, preparando o praticante para retiros mais prolongados. É uma rara oportunidade de se dedicar à maior familiarização com as técnicas de meditação que já foram previamente recebidas.
O retiro será desenvolvido essencialmente com prática meditativa sentada ou em pé, não sendo ministrados ensinamentos.
Após as práticas meditativas, haverá pujas, samu (atividades de servir voluntário) e atividades físicas leves, conforme programação prévia.
Antes do retiro, conforme programação, haverá uma reunião para direcionamento da atividade, bem como revisão das técnicas meditativas e de alongamento. Ao seu final, uma oportunidade voluntária de troca verbal de experiências vivenciadas durante a prática.
Para além da meditação, os praticantes são orientados a não estabelecer, durante todo o Retiro, comunicação verbal com os demais presentes ou outras pessoas, inclusive por meios eletrônicos, como também a não utilizar fontes externas no período, para amplificação dessa experiência, salvo se necessárias à prática meditativa, mantendo constante silêncio.
Integra a prática o compartilhar em ambiente coletivo, porém em silêncio, inclusive a realização das refeições sempre juntos e a convivência em alojamento coletivo.
Os participantes devem ser praticantes de meditação, inclusive aqueles que se considerem iniciantes, ou estar vinculados a alguma atividade regular do CEBB.
Sejam bem-vindos!

Programação do retiro de final de semana em silêncio

Início: sexta-feira, 18 de abril, às 17h
Término: domingo, 21 de abril, às 14h

Sexta-feira
17h – Registro de chegada
18h – Jantar
19h30 – Reunião de preparação
21h30 – Recolhimento

Sábado
5h30 às 6h – Meditação
6h – Puja Chuva de Bênçãos
7h – Café da manhã
7h45 – Atividades voluntárias (samu)
9h às 12h – Meditação
12h10 – Almoço
12h45 – Atividades voluntárias (samu)
14h às 17h – Meditação
17h – Atividades físicas
18h – Jantar
19h às 19h30 – Meditação
19h30 – Puja Prajnaparamita
20h30 às 21h – Meditação
21h – Recolhimento

Domingo
5h30 às 6h – Meditação
6h – Puja Chuva de Bênçãos
7h – Café da manhã
7h45 – Atividades voluntárias (samu)
9h às 12h – Meditação, compartilhamento de experiências
12h20 – Almoço
14h – Encerramento do retiro

Contato para informações (nome, telefone e e-mail)

(71) 98841-2704 (até às 12h de 19 de abril)
(71) 99134-8455 (WhatsApp) ou 99973-6041
cebbreconcavoba@cebb.org.br

Contribuição

– R$360,00 por pessoa.
Estão incluídos e integram o Retiro: práticas, hospedagem em alojamentos coletivos (beliches) e alimentação ovolactovegetariana (café da manhã, almoço e jantar; frutas da época ficam disponíveis). A alimentação e o convívio em grupo nos espaços coletivos fazem parte da prática do Retiro.
OBSERVAÇÃO: para reservar sua vaga, é importante que o depósito seja realizado no momento da inscrição. O número de vagas é limitado em razão da natureza da prática.
A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.

Dados bancários para as contribuições via transferência on-line:
Centro de Estudos Budistas Bodisatva Bahia (CEBB)
CNPJ 18.684.059/0001-01
Banco do Brasil
Agência: 0059-0
Conta Corrente nº 40675-9

Chave PIX: Número do CNPJ – 18684059000101
Remeter o comprovante pelo WhatsApp (71) 98841-2704.
As contribuições serão destinadas à terceira etapa da construção do templo no CEBB Recôncavo, para que possamos trazer benefícios para todos os seres.

Informações outras

Roupa de cama e banho não será disponibilizada. Trazer roupa de cama solteiro e banho, inclusive travesseiro, lanterna, repelente, protetor solar e sandálias.
Atividades voluntárias: os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticar, desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.
Comunicação: o participante deverá informar a um familiar ou amigo, o número WhatsApp (71) 99134-8455 (Ana Ricl), para emergências, posto que deverá estar em completo silêncio e, no período do retiro, sem acesso a celular.
Em caso de algum eventual transtorno psicológico e elevada restrição física de locomoção, é imprescindível o acompanhamento de um familiar no decorrer do evento.

Inscrições

Vagas limitadas.
As vagas são reservadas após a comprovação da contribuição.
As inscrições serão encerradas após 17/04/2024 (quarta-feira).

Inscreva-se aqui

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA