Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiro online com Lama Padma Samten: "Está tudo aberto" (23 e 24/5)

Com imensa alegria, convidamos todas as pessoas, incluindo quem está começando a se interessar pelo budismo, para o retiro online com o nosso querido Lama Padma Samten nos dias 23 e 24 de maio de 2020.

Retiro “Está tudo aberto: sabedoria para tempos de crise e incerteza”

Nos piores tempos, somos convocados a manifestar o melhor de nós. Para isso, precisamos ampliar nossa visão sobre quem somos e o que é a realidade — quais as causas do sofrimento e da felicidade, qual o potencial da nossa mente e como podemos nos liberar de todas as estruturas aprisionantes, internas e externas. Sem sabedoria, nossa ação compassiva sempre ficará limitada.
Nesse retiro, Lama Padma Samten vai ensinar sobre coemergência, vacuidade, luminosidade e originação dependente, abrindo para nós a visão conhecida como “caminho do meio”, além de todos os extremos e fixações.

“As coisas, na verdade, estão todas abertas. Nós podemos simplesmente nos levantar e construir os mundos favoráveis. Nós não somos prisioneiros daquilo que está ao redor. A nossa prisão está no nível sutil, porque não conseguimos viver de outro modo. […] Parece que o mundo inteiro é isso, abrimos os jornais e é isso, ligamos a TV e é isso, mas não é isso — se a gente se levanta e começa a se mover, as coisas estão abertas. Mesmo as fronteiras econômicas não são sólidas. As mentes das pessoas têm uma mobilidade. Se a gente se dirige às pessoas além das fronteiras, elas respondem além das fronteiras.”
—Lama Padma Samten

Será uma oportunidade preciosa de ouvir e contemplar os ensinamentos! Que muitos se beneficiem!

Programação

O retiro terá transmissão online no YouTube nos dias 23 e 24 de maio de 2020, sábado e domingo. Caso não consiga acompanhar ao vivo, não há problema algum: as gravações ficam disponíveis na mesma página.
Sábado (23/5)
09h30 às 12h – Ensinamentos (parte 1)
14h30 às 17h – Ensinamentos (parte 2)
Domingo (24/5)
09h30 às 12h – Ensinamentos (parte 3)
14h30 às 17h – Ensinamentos (parte 4)

Inscreva-se agora para participar!

Assim que fizer a inscrição, você ganhará acesso a uma página especial com os links da transmissão do retiro pelo YouTube (em 4 partes) e com um formulário para enviar perguntas sobre o tema do retiro ao Lama Padma Samten.
Contribuição livre: sua inscrição e participação independe da contribuição financeira. Caso possa e queira oferecer, sugerimos R$ 150, mas você pode escolher qualquer valor. Sua contribuição apoiará diretamente as atividades do Lama Padma Samten.
A sustentação das atividades do Darma tradicionalmente acontece pela prática da generosidade, que tornou possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda até hoje. A prática das seis perfeições – generosidade, moralidade, energia constante, concentração e sabedoria – pela sanga e amigos do CEBB é que fizeram surgir e dão continuidade aos centros de estudos, meditação, acolhimento e as iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz.
O retiro com Lama Padma Samten é organizado pela Ação Paramita com apoio do CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva. Sobre o retiro online, assista a essa entrevista com Lama Padma Samten no programa Bom Dia SP!
Dados bancários para as contribuições via transferência online:
Ação Paramita Ensino Budista LTDA
CNPJ 34.079.867/0001-04.
Banco do Brasil
Agência 0628-9
Conta corrente 108999-4
*Para inscrições e contribuições de residentes no exterior, escreva para saopaulo@cebb.org.br

Clique aqui para se inscrever agora →

Sobre o Lama Padma Samten

Físico, com bacharelado e mestrado em física quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), com sede em Viamão (RS) e centros de prática e retiros em todo o país. Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, ecologia e saúde.

Contato

Escreva para nós (Vania, Lana e Patricia): cebbsaopaulo@gmail.com

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA