Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiros de Verão 2022 com Lama Padma Samten

Está começando um período de retiros conduzidos pelo Lama Padma Samten que se estenderá de 03/01 a 01/03 de 2022.
Inscreva-se e tenha acesso a playlist com as gravações dos ensinamentos.

Será um tempo para ouvir instruções diretas, realizar práticas e usufruir das sessões de perguntas e respostas.
Neste período Lama Padma Samten oferecerá 4 retiros de 14 dias. Os 3 primeiros serão conduzidos desde o CEBB Bacopari. O quarto retiro será conduzido desde o CEBB Caminho do Meio.
Em janeiro teremos dois retiros de 14 dias de instrução e prática de meditação com o foco no desenvolvimento da visão interna. O Buda enfatiza que os praticantes deveriam ir adiante do caminho dos que apenas ouvem, memorizam e falam sobre os ensinamentos, mas desenvolver a capacidade direta de ver a realidade profunda tal como ela se apresenta. Nesses retiros seguiremos especialmente o texto “Iluminação da Sabedoria Primordial” de Dudjom Rinpoche, e os ensinamentos do Buda Sakyamuni nos suttas Anapanasati, Satipatthana, Kayagatasati, Maha Satipatana e outros pertencentes aos Nikayas. A prática dos Jhanas – estados meditativos descritos pelo Buda – será também percorrida, o que inclui a superação desses estados que originam os três mundos do Samsara.
Em fevereiro teremos também dois retiros: O primeiro, de 14 dias, terá o foco na prática do Sutra Surangama, seguindo o roteiro do diálogo entre o Buda e Ananda que culmina na contemplação das práticas de realização e conselhos dos vinte e cinco principais bodisatvas presentes na Sanga do Buda histórico. O segundo retiro de fevereiro – tradicional Retiro de Verão – terá por foco as instruções que permitem a transformação de nossas vidas cotidianas em um caminho de prática. Todos os seres buscam a felicidade temporária e definitiva e tanto o Buda como os mestres posteriores trouxeram instruções valiosas para tanto. Aqui o Lama Padma Samten irá percorrer a estrutura que, inspirada nesses mestres de compaixão e lucidez, embasa as atividades dos tutores e facilitadores nas múltiplas salas e centros do CEBB – o programa de 21 itens.
Nessa parte o Lama abordará um contexto amplo de ensinamentos que incluem as quatro nobres verdades, os doze elos da originação dependente, o nascimento no lótus, tranquilização da mente, remoção de obstáculos, shamata, Mettabhavana, Prajanaparamita, Prajnaparamita em oito pontos, blocos, paisagem, mandalas, bolhas, bodicitta, visão/ meditação/ ação/ fruição, ação no mundo, vida nas aldeias CEBB, projetos presentes e futuros e perspectivas para o ano budista que inicia.
Estes retiros acontecerão de forma online, com opção de retiro presencial de imersão (consulte as condições por e-mail). Os retiros são organizados pela Ação Paramita e pelos CEBBs Caminho do Meio e Bacopari. Não há pré-requisitos, é um tempo certo para adentrar e aprofundar nos ensinamentos budistas que nos ajudam a viver a vida em todas as suas circunstâncias.

Temas dos Retiros de Verão de 2022

1. A Prática da Lucidez Rigpa, Prajna e Sati | 03 a 16 de janeiro
A prática da meditação focada na lucidez interna Inscrição RETIRO 3 a 16 JAN!

2. A Meditação dos Jhanas | 18 a 31 de janeiro
Avançar na prática e liberar os estágios intermediários Inscrição RETIRO 18 a 31 JAN

3. A Prática da Visão de Tathagatagarbha | 02 a 15 de fevereiro
As instruções e práticas do Sutra Surangama Inscrição RETIRO 02 a 15 FEV

4. Retiro de Verão: A Prática na Vida Cotidiana | 19 de fevereiro a 01 de março
O treinamento no programa dos 21 Itens Inscrição RETIRO 19 FEV a 01 MAR

Programação dos Retiros

Os quatro retiros começam às 9h do primeiro dia e terminam às 11h do último dia. O ritmo geral dos quatro retiros é o seguinte:

  • 05h30 – 06h00 | Meditação em silêncio (não será transmitido)
  • 06h00 – 06h30 | Puja da manhã (os pujas da manhã serão oferecidos apenas presencialmente)
  • 08h00 – 09h00 | Meditação
  • 09h00 – 11h00 | Ensinamentos
  • 14h00 – 17h00 | Prática de Meditação
  • 19h00 – 20h00 | Puja da noite
  • 20h00 – 20h30 | Perguntas e Respostas

Os horários e a programação dos retiros estão sujeitos a alterações

Inscrição

Cada retiro tem sua inscrição independente. Sua inscrição e participação independem de contribuição financeira.

Contribuições

Caso lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor, como referência, sugerimos o valor de R$ 700,00 para cada um dos retiros. Sua contribuição apoiará o CEBB Caminho do Meio, o CEBB Bacopari, o CEBB Jetavana e as atividades do Lama Padma Samten.
A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.
Para contribuições de dentro do Brasil, os dados bancários para doação são:

Banco do Brasil (001)
Ação Paramita de Educação Budista
Agência: 0628-9
Conta Corrente: 108999-4
CNPJ 34.079.867/0001-04
CÓDIGO PIX CNPJ – 34079867000104

Transmissão

Os retiros ocorrerão por transmissão online direto do CEBB Bacopari (3-16 jan, 18-31 jan e 02-15 fev) e do CEBB Caminho do Meio (19 fev a 01 mar).
O link para a página de acompanhamento de cada retiro, onde serão informados os links de cada período do retiro, será enviado por um email-resposta após o envio do formulário de cada inscrição (as inscrições são independentes).
Caso não encontre o email-resposta em sua caixa de entrada, VERIFIQUE NA CAIXA DE SPAM ou em “PROMOÇÕES” e marque como não-spam (caso esteja no SPAM). Pode ser útil incluir o endereço (cebbcm@gmail.com) na sua lista de contatos.

Contato

cebbcm@gmail.com | (51) 99799 8184 (WhatsApp)
(atendimento de segunda a sexta das 13h30 às 18h).

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA