Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Retiros de Verão 2022 com Lama Padma Samten

Retiros de Verão 2022 com Lama Padma Samten

Está começando um período de retiros conduzidos pelo Lama Padma Samten que se estenderá de 03/01 a 01/03 de 2022.

Inscreva-se e tenha acesso a playlist com as gravações dos ensinamentos.

Será um tempo para ouvir instruções diretas, realizar práticas e usufruir das sessões de perguntas e respostas.

Neste período Lama Padma Samten oferecerá 4 retiros de 14 dias. Os 3 primeiros serão conduzidos desde o CEBB Bacopari. O quarto retiro será conduzido desde o CEBB Caminho do Meio.

Em janeiro teremos dois retiros de 14 dias de instrução e prática de meditação com o foco no desenvolvimento da visão interna. O Buda enfatiza que os praticantes deveriam ir adiante do caminho dos que apenas ouvem, memorizam e falam sobre os ensinamentos, mas desenvolver a capacidade direta de ver a realidade profunda tal como ela se apresenta. Nesses retiros seguiremos especialmente o texto “Iluminação da Sabedoria Primordial” de Dudjom Rinpoche, e os ensinamentos do Buda Sakyamuni nos suttas Anapanasati, Satipatthana, Kayagatasati, Maha Satipatana e outros pertencentes aos Nikayas. A prática dos Jhanas – estados meditativos descritos pelo Buda – será também percorrida, o que inclui a superação desses estados que originam os três mundos do Samsara.

Em fevereiro teremos também dois retiros: O primeiro, de 14 dias, terá o foco na prática do Sutra Surangama, seguindo o roteiro do diálogo entre o Buda e Ananda que culmina na contemplação das práticas de realização e conselhos dos vinte e cinco principais bodisatvas presentes na Sanga do Buda histórico. O segundo retiro de fevereiro – tradicional Retiro de Verão – terá por foco as instruções que permitem a transformação de nossas vidas cotidianas em um caminho de prática. Todos os seres buscam a felicidade temporária e definitiva e tanto o Buda como os mestres posteriores trouxeram instruções valiosas para tanto. Aqui o Lama Padma Samten irá percorrer a estrutura que, inspirada nesses mestres de compaixão e lucidez, embasa as atividades dos tutores e facilitadores nas múltiplas salas e centros do CEBB – o programa de 21 itens.

Nessa parte o Lama abordará um contexto amplo de ensinamentos que incluem as quatro nobres verdades, os doze elos da originação dependente, o nascimento no lótus, tranquilização da mente, remoção de obstáculos, shamata, Mettabhavana, Prajanaparamita, Prajnaparamita em oito pontos, blocos, paisagem, mandalas, bolhas, bodicitta, visão/ meditação/ ação/ fruição, ação no mundo, vida nas aldeias CEBB, projetos presentes e futuros e perspectivas para o ano budista que inicia.

Estes retiros acontecerão de forma online, com opção de retiro presencial de imersão (consulte as condições por e-mail). Os retiros são organizados pela Ação Paramita e pelos CEBBs Caminho do Meio e Bacopari. Não há pré-requisitos, é um tempo certo para adentrar e aprofundar nos ensinamentos budistas que nos ajudam a viver a vida em todas as suas circunstâncias.

Temas dos Retiros de Verão de 2022

1. A Prática da Lucidez Rigpa, Prajna e Sati | 03 a 16 de janeiro
A prática da meditação focada na lucidez interna

Inscrição RETIRO 3 a 16 JAN

2. A Meditação dos Jhanas | 18 a 31 de janeiro
Avançar na prática e liberar os estágios intermediários

Inscrição RETIRO 18 a 31 JAN

3. A Prática da Visão de Tathagatagarbha | 02 a 15 de fevereiro
As instruções e práticas do Sutra Surangama

Inscrição RETIRO 02 a 15 FEV

4. Retiro de Verão: A Prática na Vida Cotidiana | 19 de fevereiro a 01 de março
O treinamento no programa dos 21 Itens

Inscrição RETIRO 19 FEV a 01 MAR

Programação dos Retiros

Os quatro retiros começam às 9h do primeiro dia e terminam às 11h do último dia. O ritmo geral dos quatro retiros é o seguinte:

  • 05h30 – 06h00 | Meditação em silêncio (não será transmitido)
  • 06h00 – 06h30 | Puja da manhã (os pujas da manhã serão oferecidos apenas presencialmente)
  • 08h00 – 09h00 | Meditação
  • 09h00 – 11h00 | Ensinamentos
  • 14h00 – 17h00 | Prática de Meditação
  • 19h00 – 20h00 | Puja da noite
  • 20h00 – 20h30 | Perguntas e Respostas

Os horários e a programação dos retiros estão sujeitos a alterações

Inscrição

Cada retiro tem sua inscrição independente. Sua inscrição e participação independem de contribuição financeira.

Inscrição RET. 3 a 16 JAN Inscrição RET. 18 a 31 JAN Inscrição RET. 02 a 15 FEV Inscrição RET. 19 FEV a 01 MAR

Contribuições

Caso lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor, como referência, sugerimos o valor de R$ 700,00 para cada um dos retiros. Sua contribuição apoiará o CEBB Caminho do Meio, o CEBB Bacopari, o CEBB Jetavana e as atividades do Lama Padma Samten.

A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.

Para contribuições de dentro do Brasil, os dados bancários para doação são:

Banco do Brasil (001)
Ação Paramita de Educação Budista
Agência: 0628-9
Conta Corrente: 108999-4
CNPJ 34.079.867/0001-04

CÓDIGO PIX CNPJ – 34079867000104

Transmissão

Os retiros ocorrerão por transmissão online direto do CEBB Bacopari (3-16 jan, 18-31 jan e 02-15 fev) e do CEBB Caminho do Meio (19 fev a 01 mar).

O link para a página de acompanhamento de cada retiro, onde serão informados os links de cada período do retiro, será enviado por um email-resposta após o envio do formulário de cada inscrição (as inscrições são independentes).

Caso não encontre o email-resposta em sua caixa de entrada, VERIFIQUE NA CAIXA DE SPAM ou em “PROMOÇÕES” e marque como não-spam (caso esteja no SPAM). Pode ser útil incluir o endereço (cebbcm@gmail.com) na sua lista de contatos.

Contato

cebbcm@gmail.com | (51) 99799 8184 (WhatsApp)
(atendimento de segunda a sexta das 13h30 às 18h).