Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Silêncio: Marcia Baja sobre meditação e sabedoria

Silêncio: Marcia Baja sobre meditação e sabedoria

Áudio da palestra oferecida por Marcia Baja no dia 27 de março de 2015, em São Paulo. Os períodos de prática silenciosa foram cortados.

Para baixar o MP3, clique abaixo com o botão direito em “Download” e selecione “Salvar destino/link como…”.

Aqui um breve trecho que transcrevemos:

“O silêncio é a base de todo o movimento. Se essa base de descanso, se essa base de potencial não é cuidada, não é nutrida, não é conhecida, nosso movimento se torna louco, insano. [...] Mas como é uma loucura compartilhada nem parece loucura, né?

Nós somos capazes de entrar em um movimento até falarmos uns para os outros: “Ó, eu não almoço mais”; “Pois é, eu também, não”… Como se fosse uma coisa completamente normal. “Tem um remédio agora que você pode tomar para acordar de manhã, para dormir à noite…”

Estamos transferindo nosso equilíbrio para medicamentos. Ou para outras pessoas cuidarem de nós: a gente precisa fazer massagem, precisa de um terapeuta… Quando na verdade nós precisamos ser doutores de nós mesmos. Quando sento e o corpo não querer parar, eu não entendo nada do meu corpo, eu não sei como acalmá-lo… Fazendo essa experiência, deveríamos sair daqui bastante inquietos. Como é que eu não sei ficar parado? Isso é muito curioso. [...]

Estamos com uma insanidade no nível do nosso movimento, do nosso corpo. Trabalhando demais ou deprimidos — para mais ou para menos. A gente não entende como criar um movimento saudável.”