Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Carta de Lama Padma Samten sobre as Aldeias CEBB

No décimo quinto dia do mês lunar, enquanto o sol paulatinamente se põe no horizonte, a lua se eleva luminosa. Momento perfeito para fazermos nossas acumulações de méritos de sabedoria e lucidez enquanto praticamos o Prajnaparamita, o Sutra da Perfeição da Sabedoria, recitamos o mantra e contemplamos as aparências.
No final das nossas vidas, enquanto a luminosidade dos nossos olhos desvanesce, o brilho natural incessantemente presente do Darmakaya se eleva no céu da nossa mente e pode agora ser reconhecido como tal. Momento perfeito para focamos repetidamente os ensinamentos de Guru Rinpoche sobre o reconhecimento de Darmata através dos seis selos e removermos obstáculos surgidos das fixações a carmas e hábitos.
Aqui a foto da Sanga em Alto Paraíso, na sala de meditação da Aldeia CEBB AP.

O retiro começou na sexta-feira a noite (25 de setembro de 2015) na cidade e encerrou ao meio dia de domingo. No final da tarde, iniciamos as práticas de pré-inauguração do primeiro Templo do Cebb Alto Paraíso (150 m2). Ainda que a sala não esteja completamente finalizada, faltam as janelas e a cúpula central da sala, já está bastante confortável. Enquanto o sol se punha e a lua cheia surgia enorme, brilhante, praticamos o Prajnaparamita. Durante o eclipse, retomamos com a prática de chuva de bênçãos e acumulação do mantra do Guru.


Muitos méritos à Sanga de todas as regiões que têm sonhado o estabelecimento da Aldeia CEBB de Alto Paraíso,  voltada ao aprofundamento da prática, ao estudo, ao convívio harmônico, contemplação e proteção à natureza, à educação das crianças e dos jovens. É um lugar realmente maravilhoso, perfumado, equilibrado, silencioso, ornado pelo céu, pelo sol, águas e plantas do cerrado e pelas montanhas ao redor. Nos sentimos acolhidos e agradecidos e nos sentimos felizes em acolher diariamente na área as crianças na Escola Vila Verde. Além da Escola, a Sanga, através do Instituto Caminho do Meio, mantém ainda o projeto Investigando a Nossa Natureza onde, com apoio do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, os jovens têm a oportunidade de integrar as experiências da exuberante natureza externa e sua natureza interna.



O Budismo, em suas várias expressões no nosso país e no Ocidente, está realmente vivendo um período mágico. Quando nos movemos um passo na direção dos Budas, eles, como mães e pais amorosos, se movem cem passos na nossa direção, derramando bênçãos abundantes nos níveis grosseiro, interno e secreto. Esse é o segredo. Desde seu surgimento, foi sempre através do aprofundamento da lucidez, remoção das negatividades e obstáculos internos e benefício a todos os seres que a Sanga pode seguir sua manifestação amorosa e compassiva mesmo em meio a grandes desafios como guerras, perseguições, destruições e choques políticos, culturais e ambientais.
No Brasil, este período está sendo de muitas bênçãos também para as práticas do CEBB.  No final de outubro de 2015, teremos a inauguração do Templo da Aldeia CEBB Mendilá, o belo Templo do Buda da Medicina (320 m2) na área da Aldeia CEBB em Canelinha/SC. O eixo será o retiro de ensinamentos, acumulação de práticas e remoção de obstáculos baseado nas Seis Perfeições como apresentadas no Sutra do Diamante. A sanga local tem especialmente o foco de aprofundar em sua prática, ampliar seus estudos, fazer retiros e poder oferecer acolhimento a pessoas que necessitem de cuidados físicos. No grupo há vários terapeutas.



No Recôncavo Baiano, a Sanga está em plena atividade de construção do amplo Templo da Aldeia CEBB Recôncavo, em Santo Amaro/BA. Na área da Aldeia já está consolidada a prática de retiros, estudos, cursos. A Sanga tem a elevada motivação de aprofundar sua realização e lucidez, ampliar sua capacidade de beneficiar os seres em todas as direções e de proteger a natureza local e a rica cultura circundante, que manifesta a influência marcante da presença ancestral indígena, africana e portuguesa. É um lugar lindo, bem estabelecido, muito arrumado, com área plana e de acesso fácil. Muitos méritos à Sanga que tem sonhado de forma tão elevada e amorosa e tem produzido resultados tão notáveis!

Início da construção do templo no CEBB Recôncavo

A Sanga de Curitiba está radiante. Estamos agora na posse integral da área da Aldeia CEBB Sukhavati, de 85 ha, onde já há práticas regulares, retiros, ensinamentos e cursos. Neste momento, há grande movimentação. Estamos estudando as alternativas de implantação física das várias partes do projeto da aldeia. É provável que já em 2016 tenhamos a inauguração do primeiro templo, alojamentos, cozinha, refeitório e do espaço para receber o lama e os tutores visitantes. Em 2015, tivemos a bênção coletiva da área onde será construído o templo principal e instalamos os postes com as bandeiras de oração. A área é especialmente dotada de fontes d’água, vegetação nativa abundante, e está situada em uma região de grande consciência ambiental.


Veja aqui mais fotos da cerimônia de bençãos e inauguração do CEBB Sukhavati.
Em Pernambuco há também grande efervescência. A Sanga movimenta-se para praticar e estudar em várias diferentes salas e participa diretamente das atividades da Aldeia CEBB Darmata, em Timbaúba/PE. Lá temos espaço para retiros longos, médios e curtos. Temos ainda um templo (150 m2) que está sempre muito cheio nos eventos abertos e um espaço especial para receber o lama, que é usado também como espaço para retiros individuais.



O espaço do CEBB Darmata surgiu como uma área voltada a trazer benefícios de forma ampla, recebe apoio da Sanga de todo o país e tem também inspirado, recebido e apoiado praticantes de muitas diferentes cidades do Nordeste, da região Norte e da Amazônia, assim como do Sul, Sudeste e Centro do país. Mesmo alguns praticantes brasileiros que residem em outros países retornam periodicamente ao Darmata para retiros, estágios e ensinamentos. Com base nessa atividade surgiram CEBBs em Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió, e GEBBs em várias outras cidades.


Há convites para atividades dos tutores em inúmeras cidades novas e também no exterior onde praticantes brasileiros se instalaram.

Márcia Baja em Maceió

Tivemos também no CEBB Darmata a bênção da visita de grandes mestres, entre eles de Sua Santidade Sakya Trizin que nos deu a transmissão da sadana de Chuva de Bençãos de Guru Rinpoche e outras iniciações, como Manjushri e Buda da Medicina.

SS Sakya Trizin no CEBB Darmata

Além das atividades do CEBB, há a atuação da Sanga através do Ação Darmata, uma ONG de ação social que engajou-se em vários diferentes projetos com muito êxito. Um desses projetos foi o resgate do saber popular de cura pelas ervas na Região da zona da mata de Timbaúba (PE) apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Lama Samten no NEIMFA, projeto apoiado pela sanga do CEBB.

Atualmente, através do Ação Darmata, estamos atuando em um projeto de formação de jovens em audiovisual e cultura de paz no Cabo de Santo Agostinho,  na Região Metropolitana do Recife, um projeto apoiado pela Petrobrás.


A Aldeia CEBB Caminho do Meio, em Viamão/RS, originou-se em 1997 do amadurecimento da atividade da Sanga do CEBB Porto Alegre, por sua vez fundado em 1986.

Sede do CEBB no bairro Menino Deus, Porto Alegre, 2003

Retiro no CEBB Caminho do Meio, 2001

Foi a primeira Aldeia CEBB a surgir e ainda é a maior delas em número de pessoas. Atualmente lá residem 90 adultos e mais de 30 crianças.


É onde está instalada a Escola do Caminho do Meio, que atua sob a coordenação do Instituto Caminho do Meio e recebe 55 crianças desde 1 ano de idade. Atualmente estamos no nosso sétimo ano, sempre ampliando uma turma nova a cada ano. Os prédios da escola foram construídos com apoio da Sanga e de amigos de todo o país que também sustentam parcialmente suas atividades regulares.

Festa Julina 2015 na Escola Caminho do Meio



O Instituto Caminho do Meio mantém ainda o CEDIN, Centro de Desenvolvimento Infantil, com 35 crianças desde 1 ano de idade, em sua maioria residentes na comunidade do Castelinho (500 famílias), vizinha do CEBB Caminho do Meio, e surgida de uma invasão.



A Aldeia CEBB Caminho do Meio evoluiu paulatinamente de uma área inicial de 4 ha para 12 ha. Atualmente, há práticas diárias pela manhã e noite e também várias opções de estudos regulares, retiros de ensinamentos, e retiros de aprofundamento da prática, coletivos e individuais. Há eventos especiais a cada ano, como o retiro de 1 a 8 de dezembro, os retiros de inverno e verão, os ensinamentos anuais do professor Alan Wallace, as atividades culturais e inter-religiosas de 108 Horas de Paz, que se dão de 27 de dezembro a 01 de janeiro a cada ano desde o ano 2000. Temos cozinha e refeitório funcionando diariamente e uma boa capacidade de receber visitantes durante os períodos de atividade.

Retiro de Verão 2007

Hasteamento das bandeiras do Prajnaparamita, que ocorre ao fim do Retiro da Iluminação do Buda, todos os anos, de 1 a 8 de dezembro.

Retiro com professor Alan Wallace 2015, Ioga dos Sonhos

Diálogo entre professores de Budismo, logo após o retiro com professor Alan Wallace, em 2012.

Diálogo Inter-Religioso durante o 108 Horas de Paz de 2014

Encontro Nacional de Facilitadores do CEBB 2014

Oficina de cozinha e meditação

108 Horas de Paz 2006, no templo do CEBB Caminho do Meio antes de receber sua pintura.

Estamos nos organizando para lançar um programa  nacional de formação de facilitadores, que inclui períodos em retiros semi-abertos e fechados. Recentemente ampliamos nossa área e estamos desenvolvendo um centro de retiros no CEBB Jetavana, na estrada do Josafá, região dos Canyons do RS. É uma área (180 ha) de mata atlântica antiga, com muitas araucárias e flora e fauna diversificadas que incluem espécies raras e em extinção como veados e pumas. Nosso objetivo é manter a área intocada, totalmente preservada, onde nossa presença será na forma dos praticantes em retiro, biblioteca, documentação, estudos, práticas de contemplação silenciosa da natureza e formação de tutores e facilitadores.

Visita em sanga ao CEBB Jetavana | 27/01/2015

 
Ampliamos também nossa ação através do recente desenvolvimento do CEBB Bacopari, junto a lagoa do Bacopari em Mostardas/RS. É uma área plana de 4 ha, em uma região de baixa presença populacional, litorânea de pampa, com água doce abundante e onde se pode caminhar por dias e meditar na natureza selvagem em isolamento.

Visita em sanga ao Bacopari | Fevereiro de 2015

Temos vizinhos amigos que nos ajudam diretamente. Neste momento, estamos nos organizando e melhorando a casa sede, construindo telhado verde, reservatório de água, etc. Em janeiro esperamos poder receber também as crianças da comunidade e da escola e suas famílias em programas específicos junto à natureza. Em breve teremos também tutores residentes, práticas diárias, estudos e retiros nessa área, que parece muito apropriada para receber pessoas em retiros de duração curta e média (até seis meses). Estamos estudando a ecologia da região e esperamos poder estabelecer projetos agroecológicos e florestais, usando nosso movimento também como área de expansão das atividades dos jovens e das crianças das comunidades e das escolas.
O movimento geral das Aldeias trabalha com o conceito de Terras Puras, onde as melhores qualidades das pessoas de todas as idades podem se desenvolver em harmonia com visões orgânicas de educação, arquitetura, geração e uso de energia, sustentabilidade, e presença equilibrada no ambiente natural, tratamento biológico dos efluentes, alimentação equilibrada e saúde, relacionamento e convívio. Gerando méritos dessa forma, teremos a base adequada para  aprofundar nossa ação na forma dos estudos do Darma do Buda, buscando a superação das nossas limitações e o pleno desenvolvimento do nosso potencial búdico.
Usamos o método das mandalas como forma de organização e a energia vinda dos corações conectados ao brilho autônomo e incessante dos Budas e suas bênçãos inestimáveis e ilimitadas.

Encontro de Facilitadores 2009 | Foto de Monique Cabral

Visita do mestre Kuroda Roshi ao CEBB

Moriyama Roshi no CEBB Caminho do Meio em 2009

Vivência em agroecologia na horta comunitária

O CEBB Caminho do Meio é a única de nossas Aldeias que recebeu as bênçãos da presença, ensinamentos e iniciações de Sua Eminência Chagdud Rinpoche, que faleceu em 2002 em Três Coroas/RS.


O CEBB Porto Alegre teve a felicidade de organizar a primeira vinda de Chagdud Rinpoche a Porto Alegre, no ano de 1993. Na ocasião, sua eminência deu iniciações e ensinamentos e fundou o Chagdud Gonpa, que operou inicialmente na mesma sede do CEBB em Porto Alegre. O CEBB participou diretamente de todos os movimentos que resultaram na instalação de Chagdud Rinpoche no RS.

Chagdud Tulku Rinpoche na sede do CEBB no Menino Deus, em Porto Alegre.

Há sempre uma forma para você também aproximar-se desse movimento e realizações. Reze pela Sanga como um todo. Aspire que todos tenham saúde e energia para seguir engajados em suas ações meritórias. Coloque sua lucidez, alegria e energia em movimento para benefício das pessoas dessa geração e das gerações vindouras. Coloque seus olhos de amorosidade nos jovens, nas crianças, nas pessoas de todas as idades e culturas. Manifeste seu coração pelo equilíbrio da natureza e pela proteção dos seres de todas as expressões e aparências que com sua presença enriquecem a vida como um todo. A duração de nossas vidas biológicas é incerta, o melhor tempo é quando vivemos de modo amplo, com os olhos e a mente lúcidos mesmo em meio às aparências que surgem e cessam sem direção. Veja, desse modo a energia dos Budas surgirá em você como bênçãos incessantes e radiantes. Beneficiar os seres é ajudá-los a liberar-se da cultura mental do samsara e apropriar-se de seu potencial búdico, de sua lucidez natural e energia autônoma. Alegria!! Pense nas crianças, ajude a estabilizar sua lucidez, foco, energia, relações e emoções apoiando nossas escolas. Pense nas famílias, nos jovens e adultos, também nos velhos. Todos precisamos dos benefícios compassivos da Sanga, das Aldeias, dos ensinamentos, práticas e estudos. Ajude a todos através de sua própria prática e apoiando as várias expressões desses movimentos coletivos.

Lama Padma Samten


Veja aqui como o CEBB começou.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA